Governo do Estado lança projeto de Polícia Comunitária em Caxias do Sul
Publicação:

O projeto piloto de Polícia Comunitária do RS na Paz - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (14) pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, em Caxias do Sul. Esse projeto – inédito no País - é composto por dez núcleos, abrangendo 18 bairros e beneficiando mais de cem mil habitantes. Os 34 PMs que atuam nos núcleos já residem nos bairros onde farão o policiamento.
O secretário da SSP, Aírton Michels, durante a cerimônia no Quartel do 12º BPM, destacou a colaboração da Prefeitura, que possibilitou a concretização dessa “forma mais civilizada de enfrentamento à criminalidade” .A parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e o município garantiu uma bolsa-auxílio para o pagamento do aluguel das casas para os policiais. “Nosso maior objetivo é trabalhar na prevenção e reduzir os índices da criminalidade. Mas, para isso, é importante contarmos com policiais que sejam servidores públicos, preparados e, ao mesmo tempo, cidadãos e humanos, mantendo uma relação de aproximação com a comunidade”.
O prefeito José Ivo Sartori disse que Caxias do Sul se sente bem em ser parceiro do Estado. Mas alertou sobre a necessidade de ter paciência. “Este é um projeto que está iniciando e precisará de um tempo para apresentar resultados. É um novo modelo de segurança pública e que busca uma cultura de paz e da não violência para o bem da nossa comunidade.”
O presidente da União das Associações de Bairro de Caxias do Sul, Valdir Valter, argumentou que a Polícia Comunitária contou com a colaboração dE todos, envolvendo Estado, Município e sociedade civilizada. “E quem vai ganhar com esse projeto é a população, que terá garantida mais segurança”, afirmou.
Investimento
O projeto piloto de Polícia Comunitária, bem como as demais políticas da Secretaria de Segurança Pública, está voltado, especialmente, à redução dos índices de criminalidade. Para esse reforço no policiamento em Caxias, o Estado investiu R$ 677 mil na compra de 11 viaturas, coletes à prova de balas e armas.
Em novembro de 2011, foram capacitados 34 policiais militares e 16 líderes comunitários no curso de Polícia Comunitária, naquele município. A SSP também repassou cerca de 30 computadores para a BM local, além de dar início à construção do prédio da Delegacia Central de Polícia Civil, com recursos na ordem de R$ 5 milhões.
Participaram da cerimônia o comandante geral da Brigada Militar, cel. Sérgio de Abreu, além de diretores da SSP e de autoridades e representantes da comunidade de Caxias do Sul. O capelão da BM, padre Eloi Sandi, que benzeu as viaturas e os policiais do projeto piloto.
Projeto piloto
O coordenador do Polícia Comunitária do RS, coronel Júlio César Marobin, enfatizou que o projeto de Caxias do Sul tem como base dois conceitos: o de Policiamento Comunitário denominado de Chuzaisho (do Japão) - que traz para o perímetro urbano o conceito japonês, que coloca o policial a morar em pequenas comunidades da zona rural - e o de policial de quarteirão, onde atua em pequenas áreas e conhece a comunidade local
O Polícia Comunitária prevê uma integração entre os núcleos de policiamento comunitário para combater a eventual migração do crime de um determinado bairro para outro. A ação contará, ainda, com um observatório desenvolvido exclusivamente para o policiamento comunitário de Caxias do Sul. Por meio dele serão confrontados os tipos de delito praticados antes e após o início do projeto, o que permitirá adequar os rumos das ações de policiamento.
Bairros contemplados
Núcleo 1 - Pio X e Santa Catarina;
Núcleo 2 - Exposição, Panazzolo e Cristo Redentor;
Núcleo 3 - Rio Branco; Núcleo 4 - Lourdes;
Núcleo 5 - Bela Vista; Núcleo 6 - Sanvitto, Floresta e Medianeira;
Núcleo 7 - Sagrada Família;
Núcleo 8 - Santa Lúcia, Cohab e Colina Sorriso;
Núcleo 9 - São Pelegrino;
Núcleo 10 - Petrópolis e Presidente Vargas.
Texto: Nilza Scotti
Foto: Ana Paola Dala Barba
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305