Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado mantém diálogo com prefeitura de Pelotas para financiamento das obras de contenção contra as cheias

Reestruturação de diques, casas de bomba e comportas são as prioridades

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Reconstrução Gaúcha ao centro, logo abaixo de um ícone formado por um retângulo amarelo com o desenho de uma mão de cor verde apertando uma mão de cor vermelha. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O sistema de contenção contra cheias na cidade de Pelotas, no sul do estado, foi tema de nova reunião entre a Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) e a Prefeitura local nesta sexta-feira (23/5). O governo do Estado presta assistência aos projetos municipais que envolvem a reforma e a reconstrução de diques, casas de bomba e comportas, por meio do programa Fundo a Fundo Reconstrução.

No caso de Pelotas, a cidade planeja a recuperação da estrutura atingida pelas enchentes de 2024 e pretende criar um Fundo Municipal de Reconstrução para centralizar, gerir e aplicar recursos destinados às obras do sistema de contenção. O Estado apoia os projetos que necessitam de auxílio financeiro para a conclusão, como é o caso do município. A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, o programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

O projeto do município de Pelotas envolve estudos hidrológicos detalhados das bacias hidrográficas e uma análise dos diques e estações de bombeamento, de forma a requalificar o atual sistema de proteção. Reuniões virtuais e presenciais são realizadas entre a Prefeitura e a Serg desde outubro do ano passado e seguirão acontecendo de maneira contínua. 

"O governo está em diálogo permanente com os municípios gaúchos para apoiar a revisão e a recuperação dos sistemas de contenção. No caso de Pelotas, equipes técnicas do Estado e da Prefeitura mantêm reuniões semanais para acompanhar o avanço das ações", afirma a secretária-adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira. Neste momento, o diálogo com Pelotas se encontra na etapa da qualificação técnica da proposta.

Etapas que os municípios precisam cumprir até o repasse do recurso: 

  • Qualificação técnica das propostas;
  • Consulta das propostas técnicas ao Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática;
  • Criação do Fundo de Reconstrução Municipal;
  • Envio de documentação formalizando a solicitação de acesso aos recursos do Fundo a Fundo; e
  • Aprovação pelo Comitê Gestor do Funrigs.

Texto: Iuri Müller/Ascom Serg
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul