Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado promove abertura da comporta da eclusa de Bom Retiro do Sul para avaliação do rio Taquari-Antas

Ação conjunta faz parte do Programa de Desassoreamento

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), promoverá, de quarta-feira (14/8) a sábado (17/8), uma ação para avaliação do leito do Rio Taquari-Antas. A iniciativa conjunta com órgãos, entidades e prefeituras da região do Vale do Taquari faz parte do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul, que integra o Plano Rio Grande.

“Esse é um evento de diagnóstico. Essa ação de monitoramento tem como objetivo a realização de análise e limpeza do Rio Taquari-Antas. A data foi sugerida com base na recomendação do setor de meteorologia do Estado, que indicou esse período como mais seco e, portanto, mais adequado para a realização da atividade”, explica a titular da Sema, Marjorie Kauffmann, que estará presente na abertura das comportas da Barragem Eclusa, de Bom Retiro do Sul, que ocorre na quarta-feira.

Na quinta-feira (15/8) e na sexta-feira (16/8), serão realizadas ações de limpeza pelos municípios, com prioridade para as áreas mais afetadas. No sábado (17/8), a limpeza seguirá com a participação da população e de voluntários em barcos e lanchas. Na ocasião, serão removidos resíduos decorrentes das enchentes de maio deste ano.

De acordo com Marjorie, não há risco de cheia nos rios que ficam abaixo do Taquari-Antas em razão dessa ação, já que a abertura acontecerá de forma lenta e gradual. “As comportas da Barragem de Bom Retiro sofrem aberturas e fechamentos constantemente para a passagem dos navios. O que faremos é uma abertura gradual, com a manutenção da comporta aberta por quatro dias, evitando a formação do lago que aumenta a altura no rio Taquari, da barragem até Forqueta”, explica a secretária.

A análise desse monitoramento poderá ser incluída nos estudos de batimetria dos rios categorizados como de médio e grande porte, que estão em andamento pelo Dnit. A previsão é que o rebaixamento do nível seja de até 2,3 metros. 

Além de integrantes da Sema, a iniciativa contará com a presença do representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela barragem, e das prefeituras de Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Lajeado e Estrela. A ação também está alinhada com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que faz a captação de água para o abastecimento humano.

Programa de Desassoreamento

O Programa de Desassoreamento, lançado em 29 de julho pelo governo do Estado, visa desassorear córregos, canais de drenagem e sistemas de águas pluviais para assegurar a estabilidade e proteção de áreas urbanas e ecológicas. Para os cursos hídricos categorizados como de pequeno porte (eixo 1), o Estado disponibilizou R$ 300 milhões.

As prefeituras interessadas poderão pleitear recursos mediante o cadastramento de projetos, com prioridade para os 418 municípios que declararam estado de calamidade ou emergência. A seleção dos projetos será viabilizada por meio de convênio entre Estado e municípios.

Serviço

Os atendimentos à imprensa sobre a ação será feito na quarta-feira (14/8), entre 13h30 e 14h30, no Parque Ney Arruda, localizado na rua Osvaldo Aranha, Centro de Lajeado. A secretária Marjorie e prefeitos da região estarão disponíveis no local para entrevistas.

Texto: Cassiano Cavalheiro/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul