Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado promove encontro para debater inovação no agronegócio

Centro Agro é uma parceria da Sict com Seapi e SDR para desenvolver políticas públicas para melhorar a produtividade no campo

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Inovação Ciência Tecnologia ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma lâmpada acoplada a uma engrenagem, das quais saem traços com círculos na ponta significando as conexões. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), irá promover o encontro do Centro de Inteligência do Agronegócio (Centro Agro), no dia 24 de julho. O evento, que será realizado no auditório do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, tem como objetivo reunir atores do ecossistema para avançar na agenda de trabalho e nas entregas previstas para 2025. As secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR) são parceiras no projeto.

Conforme o secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Mário Augusto Gonçalves, “é fundamental desenvolvermos políticas públicas inovadoras para o agronegócio e o Centro Agro está inserido nesse contexto. O agro está na vida dos gaúchos e vamos trabalhar para que essa iniciativa se torne referência não só no Brasil, mas na América Latina”, comenta.

Tecnologia no campo

Para a Seapi, o Centro deve ser palco para debater as pautas no que tange o futuro do agronegócio no Rio Grande do Sul. “É o uso da ciência e da tecnologia para o melhoramento da produtividade do Estado, com base de dados e avaliações científicas para que possamos melhorar, ainda mais, a qualidade dos nossos produtos, aumentar a área de produção e a produtividade, revertendo em bons resultados na economia e no PIB”, enfatizou o chefe de gabinete, Joel Maraschin.

A retomada das atividades também é saudada pela SDR. “Estamos entusiasmados com a retomada do projeto Centro Agro, uma iniciativa estratégica que tem como objetivo mapear, valorizar e impulsionar as ações inovadoras que nascem no campo e fazem do agronegócio uma das principais forças do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Trata-se de reunir, em um só espaço, as diversas iniciativas de inovação no setor, fortalecendo a conexão entre tecnologia, produção e sustentabilidade”, destacou o diretor-geral Romano Scapin.

Inscrições estão abertas

A programação do encontro contará com debates sobre casos e resultados no agronegócio gaúcho, o agro que queremos e próximos passos, por exemplo. As inscrições devem ser feitas até dia 22/07 e são gratuitas.

Programação completa

  • 13h30 Credenciamento
  • 14h Abertura SICT + SEAPI + SDR
  • 14h30 Casos e resultados no agro gaúcho
  • 15h Qual o agro que queremos?
  • 16h Próximos passos: como fazer parte
  • 16h Interação e troca de contatos
  • 17h Início da confraternização com Produtos do Programa Premium
  • 19h Encerramento

Centro Agro

Em manifesto lançado em agosto de 2023, durante a Expointer, o Centro Agro foi definido como um movimento colaborativo composto pelos atores do ecossistema de inovação do agronegócio gaúcho, ou seja, empresas, entidades representativas dos setores, academia, governo e sociedade civil organizada.

Entre os objetivos do projeto estão a geração de negócios no agro, o aumento da eficiência da cadeia, a integração e colaboração entre os atores, a geração e transferência de tecnologia e a visão estratégica do ecossistema agro do Estado.

A proposta é que o centro se estruture a partir dos focos temáticos mais relevantes para o agro, com atuação nas oito regiões do Inova RS, e tenha a sustentabilidade como um dos pilares principais.

Texto: Ascom Sict
Edição: Anderson Machado/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul