Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado publica edital para implantação do Centro Estadual de Logística Humanitária (Celog)

Abertura da concorrência está marcada para o dia 10 de abril de 2026, a partir das 9h, com valor orçado em R$ 38 milhões

Publicação:

Defesa Civil
-

O governo do Estado publicou, na sexta-feira (2/1), no Diário Oficial do Estado, o edital de contratação integrada para a implantação do Centro Estadual de Logística Humanitária (Celog), estrutura vinculada à Defesa Civil estadual. O processo prevê a contratação de empresa especializada para a elaboração dos projetos básicos e executivos, execução da obra e fornecimento de bens necessários para o funcionamento da unidade.

A abertura da concorrência está marcada para 10 de abril de 2026, a partir das 9h. O valor orçado no edital é de R$ 38 milhões. Poderão participar do certame empresas devidamente credenciadas no sistema de Compras Eletrônicas do Estado, com cadastro disponível no Portal do Fornecedor RS.

O Celog integra o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, instituído por meio do decreto que regulamenta a Lei 16.263/2024, de 27 de dezembro de 2024. Após sua estruturação, o centro terá condições de oferecer suporte técnico e operacional ao Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Cegird), por meio da integração de informações e do compartilhamento de dados em tempo real sobre a evolução das operações logísticas em contextos de emergência.

Entre as principais funcionalidades do Centro Estadual de Logística Humanitária estão a capacidade de armazenamento estratégico, transporte e distribuição de insumos, uso de tecnologia e sistemas de rastreamento, além da gestão de pontos de apoio.

Agilidade e organização

"A estrutura foi concebida para desempenhar papel central na redução dos impactos sociais e humanitários decorrentes de desastres, assegurando que as comunidades afetadas recebam apoio de forma ágil e organizada", destaca o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

A empresa vencedora do processo licitatório será responsável não apenas pela execução da obra, mas também pela aquisição e instalação do mobiliário técnico e de todos os equipamentos necessários ao funcionamento do centro. O Celog será instalado no prédio da antiga CEEE, no mesmo terreno que abrigou o Centro Administrativo de Contingência (CAC) durante as inundações de 2024.

A contratação está alinhada aos objetivos do Plano Rio Grande, especialmente ao eixo da Preparação, e à Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, que definem o fortalecimento das estruturas físicas e institucionais da Defesa Civil, a capacitação técnica, o engajamento comunitário e a modernização da resposta do poder público aos desastres.

Estruturas integradas

Além do Celog, o governo estadual também avança na estruturação do Cegird, responsável por coordenar as ações de Proteção e Defesa Civil em nível estadual. Inspirado em boas práticas nacionais e internacionais, o centro contará com uma estrutura organizacional voltada ao gerenciamento das operações de preparação e resposta a emergências, funcionando como ponto estratégico para a atuação integrada e colaborativa de múltiplas agências em momentos de crise, atuando de maneira contínua mesmo em contextos de missão crítica.

Paralelamente, estão sendo implantados os Centros Regionais de Gestão Integrada de Riscos e Desastres em nove municípios gaúchos: Santa Maria, Pelotas, Lajeado, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen e Tramandaí. Essas unidades funcionarão como sedes das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil e contarão com os mesmos atributos estruturais e operacionais do centro estadual, adaptados à escala regional.


Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul