Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado recebe delegação da Alemanha para avaliar intercâmbio

Publicação:

As possibilidades de intercâmbio entre empresas gaúchas e as de Renânia-Palatinado, um dos 16 estados da Alemanha, foram avaliadas durante encontro entre o secretário estadual Josué de Souza Barbosa, do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) e a delegação alemã, nesta quinta-feira (28). O grupo está em visita ao Rio Grande do Sul, liderada pelo secretário de estadual de Economia alemã, Alexander Schweitzer, e integrada pelo presidente da Assembleia Legislativa alemã, Joachim Mertes. A comitiva esteve na Sedai em companhia do cônsul da República Federal da Alemanha em Porto Alegre, Norbert Kürstgens.

As oportunidades de cooperação na área das pequenas e médias empresas e os investimentos nos setores de energia renovável e da cadeia produtiva do pólo naval - em implementação no Rio Grande do Sul -, também esteve pautou a reunião. Josué Barbosa assinalou que o link que poderá aperfeiçoar os entendimentos entre lideranças dos dois estado está diretamente relacionado com o conceito de tríplice hélice, onde Governo, empresas e universidade atuam juntos com um mesmo objetivo.
Barbosa lembrou o desenvolvimento alcançado pelo Rio Grande do Sul na área da tecnologia da informação destacando entre outros pólos do setor, o Tecnopuc e o pólo tecnológico da Unisinos, ambos recentemente premiados e reconhecidos pela capacidade técnica atingida. Ressaltou, também, que em maio do próximo ano o Rio Grande do Sul sediará o BITS e convidou empresários da Renânia-Palatinado para que venham ao Estado.

A Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz) é um dos 16 estados da Alemanha. Possui uma economia diversificada e está entre as regiões que geram um significativo número de empregos no campo da alta tecnologia da União Européia.

Comércio bilateral
O Rio Grande do Sul ocupa o 4º lugar entre os Estados brasileiros em exportação para a Alemanha. Em 2009, exportou US$ 546.221.352,00 em produtos como: soja, fumo, preparações alimentícias de frango, calçados, bagaços e condensadores fixos. Entre os produtos importados destacam-se: cloreto de potássio, prensas, sulfato de potássio, acessórios para tratores, máquinas e aparelhos mecânicos e outros, que totalizam US$ 496.809.091,00. O RS figura como o 5º Estado no ranking das importações nacionais oriundas da Alemanha.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul