Governo do Estado reforça compromissos pelo clima na 12ª Reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas
Evento reuniu autoridades nacionais e destacou as ações do Rio Grande do Sul em preparação para a COP30
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), promoveu nesta quinta-feira (9/10) a 12ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC). O encontro, organizado pela Assessoria do Clima da Sema, foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, fortalecendo o diálogo entre governo, setor privado, academia e sociedade civil.
A titular da Sema e presidente do FGMC, Marjorie Kauffmann, representou o governador Eduardo Leite no evento. Participaram da abertura o diretor da Fiergs e coordenador do Conselho de Meio Ambiente da instituição, Guilherme Portella; a diretora de Políticas Públicas para Adaptação e Resiliência do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Inamara Mélo; a representante da presidência da Conferência do Clima de Belém (COP30), Luciana Abade Silveira; o secretário-executivo do Consórcio Brasil Verde, Robson Monteiro; e o diretor-executivo para a América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo Perpétuo, representando a sociedade civil.
“A conexão direta e legítima com a COP se dá dentro do Fórum. Nossa intenção hoje é demonstrar um pouco dessa caminhada e do quanto o Rio Grande do Sul está comprometido com a pauta ambiental. Estamos abertos a ouvir projetos, construir soluções e apresentar resultados efetivos. Este é um momento de consolidação de entendimentos. Precisamos reconstruir, mas não apenas refazer, é refazer para este tempo, com adaptação e resiliência”, destacou Marjorie durante a abertura do fórum.

Perspectivas do RS e a COP30 para o Brasil
O primeiro painel, intitulado “Perspectivas do RS e a COP30 para o Brasil”, conduzido pela secretária, apresentou as estratégias do Estado para o enfrentamento das mudanças climáticas e o papel do Rio Grande do Sul nas conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima.
O Estado participou pela primeira vez de uma Conferência do Clima da ONU em 2021, na COP26, em Glasgow, Escócia. Desde então, o Estado vem ampliando sua presença e seus compromissos pela neutralidade de carbono, marcando presença também nas COP27 (Egito), COP28 (Emirados Árabes Unidos) e COP29 (Azerbaijão). O Rio Grande do Sul estará representado na COP30, em Belém, no Pará.
Compromissos climáticos e resultados alcançados
Além de intensificar a participação em eventos internacionais, o governo do Estado, por meio do Plano Rio Grande, vem construindo uma estratégia integrada para enfrentar os desastres meteorológicos com foco na reconstrução adaptada e resiliente. Conectado ao Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, orienta as prioridades estratégicas do governo e da sociedade gaúcha, com o objetivo de liderar a transição energética no país e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é o programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
De acordo com estudo divulgado pelo ICLEI, entre 2018 e 2023 o Rio Grande do Sul reduziu em 13% suas emissões brutas e em 15% as emissões líquidas de gás carbônico (CO₂). O Estado está abaixo da média nacional de toneladas de CO₂ emitidas por habitante — com 7 tCO₂e/hab, frente à média brasileira de 9,6 tCO₂e/hab.
O Rio Grande do Sul aderiu às campanhas globais da ONU, comprometendo-se com a neutralização das emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. Entre as iniciativas destacam-se o Plano Estadual sobre Mudanças Climáticas 2050 (Proclima 2050) e a transição energética justa para as regiões carboníferas.

Painéis e debates
A programação incluiu a apresentação sobre o AdaptaCidades, realizada pela coordenadora-geral de Adaptação à Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Inamara Mélo, e pela assessora técnica do projeto no Estado, Lucie Duez. O programa, fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal, tem como objetivo capacitar os municípios no planejamento para a adaptação às mudanças climáticas.
O segundo painel, “Curadoria de Propostas Pré-COP30”, apresentou as iniciativas selecionadas pela Câmara Técnica de Curadoria do FGMC. A atividade destacou quatro projetos que representam ações inovadoras e alinhadas à agenda climática do Estado:
- Revitalização de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul;
- Um Milhão de Araucárias (São Francisco de Paula);
- Projetos Pila Verde, Pila Azul e Banco Pila – Economia Circular e Sustentabilidade (Santiago);
- Estimagás – Gestão das Emissões de Gás Metano em Aterros Sanitários (RS).
A reunião teve transmissão ao vivo pelo canal da Sema no Youtube.
Conferência Pré-COP30 do Bioma Pampa
Na parte da tarde, será realizada a Conferência Pré-COP30 do Bioma Pampa, em parceria com o Consórcio Brasil Verde - Governadores pelo Clima. O espaço será dedicado ao aprofundamento técnico sobre o tema e à elaboração da Carta Bioma Pampa, documento que será levado à COP30 e que reunirá propostas e compromissos voltados ao fortalecimento da governança climática subnacional. A iniciativa reafirma o protagonismo do Rio Grande do Sul na agenda ambiental, com foco em um desenvolvimento sustentável, justo e resiliente.
A primeira reunião do FGMC ocorreu em 2022, como um espaço de diálogo e participação social que promove o debate e a construção de propostas concretas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Texto: Tamires Tuliszewski/Ascom Sema
Edição: Camila Cargnelutti/Secom