Governo do Estado renova parceria e garante cursos de qualificação para 165 jovens
Publicação:

"Eu não teria dinheiro pra pagar um curso assim. Vai fazer toda a diferença no meu futuro profissional". A declaração é de Leonardo Veiga Padilha, 19 anos, morador de Viamão. Ele é um dos 165 jovens que já começaram ou ainda vão começar os cursos de mecânica automotiva e manutenção de computadores. Sem gastar nada.
Isso é possível porque o governo do Estado renovou uma parceria com a Fundação O Pão dos Pobres e a empresa Fox Veículos. O projeto Qualificar para Vencer, iniciado em 2012, já formou 420 adolescentes e jovens entre 16 e 24 anos. Muitos já saíram empregados.
Durante a assinatura do Termo de Compromisso, que renova a parceria, a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, destacou a importância do trabalho integrado entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades sociais. "Ninguém faz nada sozinho. A sociedade precisa participar", disse Maria Helena.
A parceria se torna viável por causa da Lei da Solidariedade. A entidade social elabora e põe os cursos em prática. A empresa financia, em troca de incentivo fiscal (ICMS). O benefício equivale a 100% do valor do projeto. Neste caso, 36 mil reais. E a empresa ainda precisa dar uma contrapartida de 25% do custo total. Assim, com menos burocracia, o dinheiro vai direto para a qualificação profissional dos jovens que mais precisam de ajuda. Os alunos ganham uma oportunidade. As empresas, mão de obra especializada.
Texto: Vanessa Felippe/Ascom SDSTJDH
Edição: Denise Camargo/Secom