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Governo do Rio Grande do Sul auxilia com atendimento social a vítimas do tornado no Paraná

Ação inclui unidade móvel do Cadastro Único, antenas de internet e equipe técnica especializada

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A imagem exibe um ônibus grande, branco e personalizado, estacionado em uma área gramada ao ar livre, servindo como unidade móvel de atendimento.

Ônibus/Unidade Móvel: O veículo está de lado, com a traseira levemente visível à esquerda. Ele é predominantemente branco com detalhes em listras verdes, vermelhas e amarelas. O logo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a inscrição "Cadastro Único" estão visíveis na lateral. O lado direito do ônibus está totalmente aberto, com uma marquise branca e verde estendida, criando uma área coberta para atendimento.

Pessoas e Atendimento: Um grupo de cerca de dez pessoas (homens e mulheres) está reunido sob a marquise ou em pé próximo à entrada aberta do ônibus. Algumas pessoas estão sentadas em cadeiras dobráveis, enquanto outras conversam em pé. Um homem de coshirt azul e colete de segurança azul (possivelmente um atendente) está de costas para a câmera, próximo à lateral do ônibus.

Ambiente: O ônibus está estacionado em uma área elevada, com um talude gramado em primeiro plano. O fundo mostra uma paisagem de água (possivelmente um rio, lago ou mar, embora não seja claro) e uma palmeira à direita. O céu está nublado, com nuvens cinzentas e brancas. No canto inferior direito, parte de um veículo estacionado está visível.
Missão busca garantir acolhimento e acesso a benefícios para famílias afetadas - Foto: Dionatan Aristimunha/Sedes

As atividades de atendimento ao público pela equipe do Rio Grande do Sul enviada ao Paraná começaram nesta quarta-feira (12/11), em Rio Bonito do Iguaçu, município que teve cerca de 90% de sua estrutura destruída por um tornado. O trabalho é coordenado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que mobilizou uma equipe técnica com quatro servidores, a unidade móvel do Cadastro Único e equipamentos de conectividade para apoiar as ações locais de assistência social. 

A missão tem como objetivo auxiliar as equipes municipais no acolhimento das famílias atingidas e no funcionamento de abrigos temporários. Com a unidade móvel do Cadastro Único, será possível identificar e registrar as famílias afetadas, etapa essencial para o acesso a benefícios e ao repasse de recursos dos programas estaduais e federais de assistência social.

Solidariedade entre Estados

Além disso, a Sedes encaminhou cinco antenas de internet via satélite e um técnico especializado em tecnologia para apoiar com serviços ainda comprometidos na região.

“Muitos equipamentos públicos também foram danificados, dificultando o atendimento à população. A unidade móvel, a conectividade e a experiência das nossas equipes podem fazer a diferença neste momento. Nós sabemos o que é atravessar situações tão difíceis e agora é hora de retribuir a ajuda que recebemos. O governador Eduardo Leite reiterou o compromisso do Estado em apoiar o Paraná neste momento de reconstrução”, destacou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

Em maio de 2024, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, o Paraná enviou assistentes sociais para apoiar o atendimento nos municípios atingidos. Agora, o governo retribui o gesto de solidariedade, reforçando a cooperação entre os dois Estados no enfrentamento de situações de calamidade.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

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