Governo do Rio Grande do Sul auxilia com atendimento social a vítimas do tornado no Paraná
Ação inclui unidade móvel do Cadastro Único, antenas de internet e equipe técnica especializada
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As atividades de atendimento ao público pela equipe do Rio Grande do Sul enviada ao Paraná começaram nesta quarta-feira (12/11), em Rio Bonito do Iguaçu, município que teve cerca de 90% de sua estrutura destruída por um tornado. O trabalho é coordenado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que mobilizou uma equipe técnica com quatro servidores, a unidade móvel do Cadastro Único e equipamentos de conectividade para apoiar as ações locais de assistência social.
A missão tem como objetivo auxiliar as equipes municipais no acolhimento das famílias atingidas e no funcionamento de abrigos temporários. Com a unidade móvel do Cadastro Único, será possível identificar e registrar as famílias afetadas, etapa essencial para o acesso a benefícios e ao repasse de recursos dos programas estaduais e federais de assistência social.
Solidariedade entre Estados
Além disso, a Sedes encaminhou cinco antenas de internet via satélite e um técnico especializado em tecnologia para apoiar com serviços ainda comprometidos na região.
“Muitos equipamentos públicos também foram danificados, dificultando o atendimento à população. A unidade móvel, a conectividade e a experiência das nossas equipes podem fazer a diferença neste momento. Nós sabemos o que é atravessar situações tão difíceis e agora é hora de retribuir a ajuda que recebemos. O governador Eduardo Leite reiterou o compromisso do Estado em apoiar o Paraná neste momento de reconstrução”, destacou o titular da Sedes, Beto Fantinel.
Em maio de 2024, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, o Paraná enviou assistentes sociais para apoiar o atendimento nos municípios atingidos. Agora, o governo retribui o gesto de solidariedade, reforçando a cooperação entre os dois Estados no enfrentamento de situações de calamidade.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom