Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo e companhia aérea firmam parceria para promover o Rio Grande do Sul no exterior

Ação estratégica busca ampliar ações voltadas à atração de turistas e investimentos

Publicação:

Esta é uma fotografia que mostra três homens sentados em cadeiras de palco, participando de um painel de discussão ou entrevista.

No centro da imagem, um homem de meia-idade com cabelo escuro, vestindo um terno cinza escuro, camisa branca e gravata azul, está segurando um microfone com a mão direita e gesticulando com a esquerda, enquanto fala.

À sua esquerda, outro homem de terno escuro e gravata vermelha está sentado em silêncio, observando. À sua direita, um homem mais jovem, com cabelo castanho claro e vestindo um blazer escuro sobre uma camisa branca, está sentado com as pernas cruzadas, segurando uma pequena pasta ou tablet e um microfone, olhando para o orador central.

Eles estão sentados em cadeiras estofadas escuras. No chão, em frente a cada um, há pequenos suportes verdes com copos de água e alguns itens. Há também cubos verdes com o logotipo da "FEDERASUL".

Ao fundo, há um grande painel cinza escuro com o título "Tá na Mesa FEDERASUL" em letras brancas. Abaixo, há uma série de logotipos de empresas patrocinadoras, incluindo "Corsan", "Icatu", "Rio Grande Energia", "Taxgroup", "Stihl", "Bradesco", "CDL Porto Alegre", "Sulgás", "Braskem", "Wilson Sons" e "Unimed".

O cenário tem pilares decorados em tons de dourado e verde e o teto é alto e ornamentado. Há uma iluminação focada nos participantes do painel.
Foco é fortalecer a malha aérea entre Lisboa e a capital gaúcha, contribuindo para o crescimento do turismo internacional - Foto: Leonardo Maia/Ascom Setur

O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e a companhia aérea TAP Air Portugal oficializaram, nesta quarta-feira (16/7), uma parceria estratégica para ampliar a promoção do Estado no exterior. A assinatura da Carta de Intenção ocorreu durante o evento Tá na Mesa, organizado pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre. A iniciativa tem como foco o fortalecimento da malha aérea entre Lisboa e a capital gaúcha, contribuindo para o crescimento do turismo internacional. Estiveram presentes autoridades, empresários e representantes do setor turístico. 

Atualmente, a TAP opera três voos semanais entre Lisboa e Porto Alegre, às terças, quintas e sábados. O trajeto tem duração de aproximadamente 11 horas e 20 minutos e é considerado um dos mais longos da malha aérea da companhia. A expectativa é de que o acordo contribua para o aumento da demanda e ampliação de frequências no futuro. 

Impulso ao turismo e à economia gaúcha 

O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, destacou que a parceria é um passo estratégico para consolidar o Estado no mercado internacional. “Fortalecer a conexão entre Lisboa e Porto Alegre amplia nossa visibilidade na Europa, facilita o fluxo de turistas e abre novas oportunidades para o setor. Com mais visitantes chegando, valorizamos nossos atrativos culturais, naturais e gastronômicos, movimentamos a economia local e aceleramos a retomada do turismo neste momento tão importante de reconstrução do Estado. É uma ação que reforça o papel do turismo como vetor de desenvolvimento e geração de empregos”, afirmou Santini. 

A TAP é a companhia aérea europeia com maior presença no Brasil, conectando diretamente 13 cidades brasileiras a Lisboa ou Porto. O acordo com a Setur prevê ações conjuntas de promoção do destino Rio Grande do Sul nos mercados atendidos pela companhia. A estratégia inclui campanhas institucionais e ações voltadas ao trade turístico. 

Promoção do Estado em mais de 50 países 

Para o diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, a iniciativa fortalece o compromisso da empresa com a promoção do Brasil na Europa. “A parceria com a Setur reforça o compromisso da TAP em conectar o Brasil à Europa, promovendo os atrativos do Rio Grande do Sul em mais de 50 países onde operamos. Celebrar este acordo reafirma a nossa missão de divulgar as particularidades deste Estado e consolidar nossa presença como a companhia aérea europeia mais brasileira que existe”, declarou Antunes. 

A parceria também contribui com os esforços do governo estadual para a retomada da economia e do turismo após os impactos das enchentes de maio de 2024. Ao atrair mais turistas internacionais e facilitar o acesso ao Rio Grande do Sul, a medida fortalece setores como hotelaria, gastronomia, cultura, transporte e comércio. O trabalho conjunto com companhias aéreas, entidades e iniciativa privada tem sido uma prioridade da Setur para reposicionar o Estado como destino competitivo no cenário nacional e internacional. 

Texto: Bernardo Zampereti/Ascom Setur
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul