Governo encaminha projeto de nova ponte entre Santa Tereza e São Valentim do Sul para início do processo de licitação

Card em fundo cinza, no qual está escrita a palavra Estradas ao centro, logo abaixo do ícone de uma estrada com curvas que lembram a letra ésse (s). No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado enviou, nesta quarta-feira (17/4), para a Central de Licitações do Estado do Rio Grande do Sul (Celic) o edital em regime de contratação integrada (RCI) da nova ponte que ligará São Valentim do Sul a Santa Tereza, na ERS-431, na Serra. A obra deverá custar R$ 31,3 milhões, sendo R$ 24,4 milhões do governo federal e R$ 6,9 milhões de contrapartida do Estado.

“Reafirmamos nosso compromisso e o nosso esforço para reconstruir a ponte o mais breve possível, com segurança e condições de trafegabilidade, já que ela é fundamental para o escoamento da produção regional”, destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

A nova ponte terá 320 metros, 51 metros a mais do que a estrutura anterior, que foi levada pelas chuvas de setembro de 2023. Além disso, a largura e a capacidade de carga também serão maiores.

Após a publicação do edital pela Celic, as empresas terão 60 dias úteis para apresentarem as propostas, de acordo com a nova Lei de Licitações. “A contratação da obra será em um formato pioneiro no país: o Regime de Contratação Integrada, segundo o qual a empresa que faz o projeto é a mesma que executa. Essa iniciativa permite reduzir os prazos de execução da obra”, explicou Costella.

Solução emergencial

Para garantir a mobilidade dos moradores da região, desde fevereiro, está em operação uma balsa, que faz a travessia entre os municípios. Foram investidos mais de R$ 1,2 milhões pelo governo estadual, entre mobilização e desmobilização. Desde o começo das operações, a balsa já transportou mais de 45 mil veículos.

Texto: Ascom Selt