Governo estadual dá início às oficinas do Plano Plurianual 2024-2027
Representantes da Rede de Planejamento, Governança e Gestão compareceram ao auditório do Caff, nesta terça (25)
Publicação:

A primeira oficina do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 teve início nesta terça-feira (25/4). Representantes da Rede de Planejamento, Governança e Gestão das secretarias e órgãos da administração direta compareceram ao auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para o começo dos trabalhos. O objetivo da atividade é a identificação dos macroproblemas que serão enfrentados pelos órgãos nos próximos quatro anos.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Planejamento Governamental, dá sequência ao processo iniciado na segunda-feira (24/4), quando o governador Eduardo Leite apresentou aos integrantes da alta gestão o Mapa Estratégico do governo para o período 2023-2026. Essas temáticas serão desdobradas em diretrizes, objetivos e metas no Plano Plurianual.
Nesta terça-feira, representantes dos órgãos do eixo Social do governo participaram da primeira oficina. Na quarta-feira (26/4), o mesmo trabalho será realizado com órgãos do eixo de Desenvolvimento Econômico e, na quinta-feira (27/4), será a vez das secretarias do eixo de Governança e Gestão. A próxima Oficina, com a temática "Ações Programáticas, Iniciativas e Produtos", está agendada para o período de 3 a 5 de maio. A programação completa pode ser acessada aqui.
"O PPA estrutura os programas e ações que estão sendo propostos pelas secretarias para os próximos quatro anos e viabiliza a organização da sua execução”, explicou a subsecretária de Planejamento da SPGG, Carolina Scarparo. “Dessa forma, podemos realizar o monitoramento intensivo dos projetos prioritários e a avaliação das políticas públicas, a fim de garantir o atendimento dos objetivos estratégicos definidos pelo Governo.”
O cronograma de elaboração prevê a entrega do PPA para validação do governo até 7 de julho e, na sequência, o encaminhamento à Assembleia Legislativa até 1° de agosto.
Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Camila Cargnelutti/Secom