Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo faz mutirão para cadastramento social dos trabalhadores da Iesa

Publicação:

No encontro, coordenado pelo secrtário do Trabalho, Edson Borba, foram estabelecidas providências relativas à situação dos funcionários, como o cadastramento social dos trabalhadores e suas famílias
No encontro, coordenado pelo secretário do Trabalho, Edson Borba, foram estabelecidas providências relativas à situação dos - Foto: Lisandro Paim

Para debater as ações voltadas aos trabalhadores da empresa Iesa Óleo e Gás e à comunidade de Charqueadas, o Governo do Estado reuniu, na tarde desta segunda-feira (24), na sede da Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), representantes do grupo específico que trata da absorção da mão de obra e do pagamento das indenizações dos funcionários.

No encontro, coordenado pelo titular da STDS, Edson Borba, foram estabelecidas providências relativas à situação dos funcionários, como o cadastramento social dos trabalhadores e suas famílias, que será realizado em mutirão a partir desta terça-feira (25), pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Charqueadas, bem como o contato com a Petrobras para verificar a situação do contrato com a Iesa.

Por uma ação judicial do Ministério Público do Trabalho, as demissões foram suspensas pela Justiça do Trabalho. Em razão das possíveis demissões, o município de Charqueadas decretou situação de calamidade pública, de caráter social.

"Hoje organizamos um esforço conjunto preventivo para possibilitar a realocação dos trabalhadores na região, a garantia dos direitos e a manutenção dos investimentos no Polo Naval do Jacuí. Verificamos a existência da oferta de 4 mil empregos na região, como na empresa Celulose Riograndense que ofereceu 400 vagas", afirmou o secretário Edson Borba.

Também como amparo aos trabalhadores, o Sine Móvel também está cadastrando os funcionários para buscar a realocação no mercado de trabalho.

O assessor da Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Geraldo de Oliveira, participou da agenda, que contou com a presença de representantes da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS), do Ministério do Trabalho, da empresa Celulose Riograndense, do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Sindimetal) e de secretários da Prefeitura de Charqueadas.

Texto: Lisandro Paim
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul