Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo firma parceria com Universidade do Nebraska para ampliar irrigação no Estado

Acordo com referência mundial em gestão da água vai impulsionar transferência de tecnologia e inovação para agronegócio gaúcho

Publicação:

Foto de Gabriel assinando um documento, sentado junto a uma mesa com mais dois homens, todos de roupas formais. Ao fundo, há mais três homens de pé.
Acerto resulta da missão técnica do governo, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, nos EUA - Foto: Leonardo Fouchard/Ascom GVG

O Governo do Rio Grande do Sul formalizou, nesta quinta-feira (23/10), um Termo de Engajamento com o Daugherty Water for Food Global Institute (DWFI), vinculado à Universidade do Nebraska e referência mundial em gestão da água para produção de alimentos. O acerto resulta da missão técnica do Executivo, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, nos Estados Unidos. 

O termo, que não acarretará custos ao Estado, foi assinado por Gabriel; pelo diretor de Gestão Corporativa da Invest RS (agência de desenvolvimento do Estado), Rodrigo Ribeiro; e pelo professor da Universidade do Nebraska, Christopher Neale, que é referência em pesquisas sobre irrigação e uso eficiente da água.

Gabriel explicou que o acordo estabelece as bases da cooperação técnica e científica para a execução de projetos voltados ao manejo sustentável de recursos hídricos, pesquisa aplicada, inovação tecnológica e capacitação de especialistas. “Estamos criando essa cooperação formal por meio da Invest RS, que é o nosso braço de promoção de investimentos. Visamos aproximar nossas relações com o DWFI para compartilhar informações e melhorar as condições de irrigação do Estado”, disse. “O termo nos permitirá acesso a informações e tecnologias desenvolvidas pelo instituto, que possui dados do mundo inteiro. Isso será essencial para fortalecer nossos planos e políticas públicas de irrigação.”

Ribeiro ressaltou que o DWFI é um dos mais relevantes centros de pesquisa e produção de dados sobre irrigação e manejo de água aplicado ao agronegócio. “A parceria entre o Estado e o instituto é mais uma iniciativa para reverter os grandes prejuízos causados pela seca no Rio Grande do Sul, utilizando o que há de melhor em tecnologia e aplicação de ciência na prática”, afirmou. 

Neale reforçou o interesse do instituto em cooperar com o Estado. “Espero que a visita tenha sido frutífera, com aprendizados sobre o uso sustentável da irrigação para a produção de alimentos no Nebraska. Estamos à disposição para trabalhar conjuntamente para fazer o mesmo no Rio Grande do Sul”, frisou.

Hoje o Rio Grande do Sul conta com apenas 4% de área irrigada. Com o apoio técnico do DWFI, o governo busca acelerar a expansão da irrigação no Estado, fazendo uso racional de águas superficiais e subterrâneas com base em modelos de referência internacional.

Como funcionará o Termo de Engajamento

O documento tem vigência inicial de um ano, com renovação automática, e define diretrizes de atuação conjunta. Entre os eixos do acordo, estão:

  • gestão e manejo sustentável de recursos hídricos;
  • produção, tratamento e análise de dados agrícolas e hídricos;
  • desenvolvimento de tecnologias e estratégias de irrigação;
  • intercâmbio técnico e benchmarking institucional;
  • capacitação profissional e troca de especialistas;
  • pesquisa aplicada e inovação tecnológica.

O termo também estabelece cláusulas de confidencialidade, garantindo que todas as informações técnicas e científicas compartilhadas entre as partes sejam protegidas e só possam ser divulgadas mediante autorização.

Além disso, prevê que toda a articulação conduzida pela Invest RS com entes públicos e privados, nacionais ou internacionais seja feita de forma transparente e em conformidade com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

O acordo não envolve repasse de recursos financeiros, tampouco compromete o Estado com metas de resultado, tendo caráter de cooperação e intercâmbio institucional.

Ainda nesta quinta, a comitiva visitou uma fábrica de pivôs do Valley Center, em Valley, e a Lindsay Center Pivot Company, em Elkhorn.

Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul