Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo gaúcho contribui em tratamento de primeiro caso de raiva humana no Brasil

Publicação:

A Secretaria Estadual da Saúde participou do primeiro caso de cura de raiva humana no Brasil. Em novembro de 2008, a Secretaria foi consultada pela Coordenação de Recursos Logísticos (Comec), orgão vinculado ao Ministério da Saúde, sobre a possibilidade de empréstimo do medicamento Tetrahidrobiopterina 50mg (BH4) para atender a um adolescente de 15 anos com diagnóstico de hidrofobia, contraída por mordida de morcego, em Pernambuco. O paciente estava internado na UTI do Hospital Universitário Oswaldo Cruz - HUOC, em Recife, com risco à vida.

O medicamento é adquirido por importação pela Secretaria da Saúde, para atender a quatro portadores de fenilcetonuria com retardo mental, e tem como função evitar convulsões e agravamento da saúde. Quando recebeu o produto importado, em dezembro do ano passado, a Secretaria imediatamente enviou 800 comprimidos para o HUOC, que deu início ao tratamento.

Na semana que passou, a Secretaria da Saúde recebeu a informação de que o paciente se recuperou e está bem. Mais uma vez, o Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Saúde, contribuiu com o Ministério da Saúde para o atendimento de demandas de usuários do SUS.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul