Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo gaúcho inicia missão em Madri a fim de prospectar novos negócios para o RS

No primeiro dia houve agendas do vice-governador e secretários em polos de educação e inovação

Publicação:

Missão à espanha   Maria Benjumea e Gabriel Souza
Maria Benjumea e Gabriel Souza anunciarão a data da próxima edição do South Summit Brazil na quarta (7) - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

A missão do governo do Estado na Espanha começou nesta terça-feira (6/6) e as primeiras agendas, em Madri, foram focadas em iniciativas pela educação, inovação e atração de investimentos para o Rio Grande do Sul. A comitiva gaúcha é liderada pelo vice-governador Gabriel Souza e conta com a participação dos secretários de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, de Turismo, Vilson Covatti, e do secretário-adjunto de Comunicação, Alexandre Elmi.

Segundo Gabriel, as agendas visam ampliar as relações do Estado com a Espanha para promover projetos como o South Summit Brazil. “Temos uma grande parceria que se estabeleceu com a realização de duas edições com números recordes no Rio Grande do Sul e que pode garantir ainda mais resultados para o país e para o nosso Estado. Por isso é fundamental encontros como esse, em que podemos fortalecer a relação entre os países”, explicou.

O evento de inovação começará na quarta-feira (7/6), em Madri, e contará com a presença do vice-governador e de secretários de Estado na abertura. Durante o dia, Gabriel e a presidente do South Summit, Maria Benjumea, anunciarão a data da próxima edição brasileira.

Foco em inovação

Ainda nesta terça-feira, os representantes das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e de Comunicação (Secom) na missão cumpriram agendas na capital espanhola com o objetivo de avaliar modelos de apoio à inovação e identificar oportunidades de colaboração internacional.

Pela manhã, a agenda ocorreu no Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI), órgão do governo espanhol encarregado de promover a inovação. Javier Ponce Martínez detalhou as metodologias adotadas pela agência, tanto para promover a inovação em setores estratégicos da realidade espanhola quanto no apoio a investimentos de risco. “Um dos focos da atuação da agenda é a cooperação internacional, em parceria com agências de outros países”, disse Ponce.

Conforme a titular da Sict, Simone Stülp, foi possível vislumbrar diversas oportunidades de colaboração com o CDTI. “Há muita proximidade, tanto entre as nossas políticas públicas estratégicas quanto de colaboração entre empresas, muitos pontos de contato entre os programas espanhóis e do governo gaúcho”, afirmou.

Missão à Espanha   Gabriel Souza e Diego del Alcázar Benjumea
Na IE University, Gabriel Souza foi recebido pelo CEO Diego del Alcázar Benjumea - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

À tarde, o grupo conheceu a experiência do The Cube, que se apresenta como um hub que estabelece parcerias com corporações para o que chamam de “ações radicais”, apoiando a criação de novas empresas. Trata-se de um centro privado, que atua com metodologia própria para explorar oportunidades e experimentar a partir de problemas reais de mercado.

O primeiro compromisso do vice-governador ocorreu na IE University, onde foi recebido pelo CEO Diego del Alcázar Benjumea e conheceu parte da estrutura da instituição, que é reconhecida pela qualidade do ensino e da formação de talentos oriundos de todo o mundo. Ainda na terça, a equipe do South Summit recepcionou Gabriel e a comitiva. Na quinta-feira (8/6), o vice-governador retornará à IE University para conversar com estudantes.

Texto: Alexandre Elmi/Secom e Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Vitor Necchi/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul