Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo inicia construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa

Iniciativa intersetorial visa elaborar diretrizes para o envelhecimento digno e saudável no Rio Grande do Sul

Publicação:

Reunião realizada em uma sala da Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. Dez pessoas estão sentadas em torno de uma mesa retangular, participando da discussão. Ao fundo, uma parede verde com o brasão do Estado e os dizeres “Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Desenvolvimento Social”. Algumas pessoas fazem anotações, outras escutam atentamente, e uma delas fala enquanto gesticula com as mãos. Sobre a mesa, há cadernos, papéis, copos e xícaras.
"Nosso compromisso é elaborar esse plano para balizar as políticas públicas voltadas à pessoa idosa", disse Fantinel - Foto: Fredy Vieira/Ascom Sedes

Nesta terça-feira (26/8), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou a primeira reunião de elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. A iniciativa conta com a participação de diversos segmentos da sociedade civil e órgãos governamentais e tem como objetivo definir diretrizes que nortearão a política pública voltada para a pessoa idosa nos próximos anos no Rio Grande do Sul.

“Nosso compromisso é elaborar esse plano para que ele seja um balizador das nossas políticas públicas para a pessoa idosa. Criá-lo e poder torná-lo lei vai permitir um efetivo acompanhamento por parte de diversos órgãos e entidades, e, assim, avançar ainda mais nessa pauta importante para os gaúchos”, afirmou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

Comissão Intersetorial

Para a criação do plano, foi publicado o decreto Nº 57530 de 27 de março de 2024, que institui a Comissão Intersetorial destinada à elaboração das diretrizes. À Sedes, cabe a designação do membro titular e suplente, representante da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa, além da coordenação dos trabalhos.

“O plano irá construir políticas públicas integradas e sustentáveis, garantindo que o processo de envelhecimento seja acompanhado com dignidade, saúde, proteção social e participação, sendo um compromisso de Estado, garantindo continuidade, e que as pessoas tenham o direito de envelhecer com dignidade”, comentou a coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa, Cátia Siqueira

Entre outras entidades, participaram da primeira reunião de elaboração do plano, que aconteceu de forma on-line e presencial, representantes do Ministério Público (MPRS), Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Secretaria da Saúde (SES), Defensoria Pública do Estado (DPE), Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI/RS) e Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (Faders).

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul