Governo inicia instalação de casas temporárias em Estrela na terça (13)

Imagem de casa provisória pré-moldada para desabrigados pelas enchentes de 2024
As moradias são transportáveis e vão proporcionar um recomeço digno às pessoas - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

O governo do Estado começa, na terça-feira (13/8), a instalação de 31 casas temporárias em Estrela a serem entregues para famílias atingidas pelas enchentes de abril e maio. A ação ocorre por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab).

As unidades serão instaladas em duas áreas próximas ao Salão Comunitário São José Operário, onde havia um abrigo público. A prefeitura de Estrela selecionará as famílias que receberão as moradias.

Será a segunda instalação de casas temporárias no Vale do Taquari. A primeira ocorreu em Encantado em 1º de agosto.

Além de Encantado e Estrela, devem receber módulos transportáveis para moradias temporárias os municípios de Cruzeiro do Sul e Triunfo, que já possuem terrenos adequados. Também serão contemplados, mas ainda precisam definir terrenos para receberem os módulos, Eldorado do Sul, Lajeado e Arroio do Meio.

O investimento total é de R$ 66,7 milhões para aquisição de 500 unidades habitacionais transportáveis. Além das moradias temporárias, o governo do Estado está aportando R$ 56,4 milhões na construção de casas definitivas.

A ação faz parte do Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.

A medida integra também o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis) como política permanente para atuação em casos de emergências, calamidades e desastres.

Sobre as casas temporárias

Os módulos são casas que já saem prontas da fábrica, com alto padrão de qualidade e um processo de construção que utiliza tecnologias avançadas. As unidades são transportáveis e serão destinadas pelo Estado a famílias que perderam seus lares nas enchentes e ainda se encontram em abrigos públicos.

Cada módulo de 27 m² é entregue com mobiliário, feito sob medida, e eletrodomésticos (fogão e geladeira). As unidades são reaproveitáveis e podem ser usadas sempre que houver necessidade. Quando as famílias forem para suas casas definitivas, os módulos serão higienizados e armazenados.

Texto: Maria Emilia Portella/Ascom Sehab
Edição: Felipe Borges/Secom