Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo lança Feira Digital Sabor Gaúcho e amplia oportunidades para pequenos produtores na Expointer

Plataforma conecta agroindústrias familiares a consumidores e empresas, oferecendo novas possibilidades de vendas

Publicação:

A foto mostra um evento em ambiente interno, possivelmente uma feira ou apresentação. Um grupo de pessoas, algumas sentadas no chão e outras em um banco de madeira em primeiro plano, está assistindo a uma apresentação. A maioria das pessoas veste camisas com o logo "Feira Digital Sabor Gaúcho" nas costas, e algumas usam chapéus de palha. Em frente a eles, três pessoas, incluindo um homem de blazer azul e calça cinza, estão em pé conversando. Um grande telão ao fundo mostra uma imagem de queijo e vinho, com o texto "APRESENTAMOS: Feira Digital Sabor Gaúcho, a primeira feira da Agricultura Familiar do Brasil". A iluminação é mista, com luzes de LED no teto de estrutura metálica.
Expectativa é que a plataforma permita vendas diretamente ao consumidor final, ampliando o alcance das agroindústrias familiares - Foto: Ascom Expointer

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), lançou, na terça-feira (2/9), na 48ª Expointer, a Feira Digital Sabor Gaúcho, plataforma que moderniza a comercialização de produtos da agricultura familiar e fortalece a gestão dos empreendimentos rurais.

A iniciativa conecta produtores a outros mercados, amplia a visibilidade das agroindústrias e contribui para a profissionalização do setor. A plataforma oferece atualização de preços, logística e meios de pagamento, além de cursos e capacitações em marketing digital e gestão comercial.

No Pavilhão da Agricultura Familiar, um espaço permanente oferece orientação prática aos produtores sobre cadastro, logística e vendas online, garantindo o início da comercialização de produtos para restaurantes, bares e distribuidores. A expectativa é que a plataforma também permita vendas diretamente ao consumidor final, ampliando ainda mais o alcance das agroindústrias familiares.

A força do mercado digital

Entre os produtos disponíveis estão queijos artesanais, polpas de frutas, vinhos, geleias, doces, salames e outros itens típicos das agroindústrias familiares gaúchas. A feira digital possibilita que os empreendimentos continuem vendendo mesmo após o fim da Expointer, aumentando o alcance dos produtos e fortalecendo a presença no mercado digital, segundo o proprietário da agroindústria Estrelat em Estrela, Roberto Oliveira.

O titular da SDR, Vilson Covatti, ressaltou que a plataforma é um marco para a inovação e a sucessão rural, aumentando a visibilidade de produtos que muitas vezes não chegam a canais mais amplos e preparando as novas gerações para administrar os negócios rurais em uma era digital.

Conforme a diretora-executiva da Produtores Gaúchos Unidos, Aline Barili Alves, a iniciativa não é apenas uma vitrine online. A plataforma organiza o dia a dia dos empreendimentos, ao facilitar cadastro, logística e meios de pagamento, e ainda prepara os produtores para expandirem suas vendas no mercado digital.

O diretor-geral da SDR, Romano Scapin, destacou a importância da governança conjunta das secretarias e a conexão da feira digital com o Centro de Inteligência do Agronegócio (Centro Agro), pontuando que o Pavilhão da Agricultura Familiar valoriza tradição, dedicação e visibilidade dos empreendimentos familiares.

Parcerias para fortalecimento da agricultura familiar

A iniciativa envolve parcerias da SDR com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), a Invest RS, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), garantindo suporte técnico, capacitação e fortalecimento da agricultura familiar em todo o Estado.

O lançamento contou com a presença de autoridades e parceiros estratégicos, entre eles o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, o presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, além do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum.

Texto: Felipe Martins/Ascom SDR
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul