Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo lança programa para qualificar empreendimentos ao longo da BR-116

Publicação:

13.08.13: Vista aérea da BR-116 entre Canoas e Porto Alegre.
Ministério dos Transportes e Governo do Estado do Rio Grande do Sul confirmaram abertura de edital para a próxima - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

A Secretaria do Turismo (Setur/RS) lançou, nesta terça-feira (13), durante a reunião do Conselho Estadual do Turismo (Conetur), o programa Parada Tri Legal - Conforto e Segurança na Estrada, que irá qualificar e aperfeiçoar a pessoa física ou jurídica que exerça atividade de prestação de serviços turísticos ao longo das estradas gaúchas. O programa será executado em parceria com o Sebrae/RS. O objetivo é aprimorar o receptivo e a hospitalidade aos turistas que chegam ao país por meio terrestre e que estejam em deslocamento pelos destinos turísticos entre o interior, capital e litoral.

Com o Parada Tri Legal, a Setur promoverá os locais preparados para o atendimento ao turista localizados na BR-116, no trecho entre Jaguarão e Vacaria, criando referenciais de qualidade no atendimento e no acolhimento aos turistas, resultando na melhoria dos produtos e serviços dos estabelecimentos.

De 19 a 30 de agosto, estará aberto o edital de chamada pública para as empresas que desejarem fazer parte do programa. Trinta empreendimentos serão contemplados, desde que sejam micro e pequenas empresas, tenham classificação segundo o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e sejam estabelecimentos comerciais de artesanato, alimentação, meios de hospedagem, postos de combustíveis e lojas de conveniência focados no atendimento de turistas.

As inscrições podem ser feitas nos sites do Sebrae/RS  e da Setur; ou por meio dos endereços eletrônicos amandap@sebrae-rs.com.br  ou qualifica@turismo.rs.gov.br. O edital, assim como informações complementares sobre o programa, estão disponíveis no site da Setur.

Cidades contempladas: Porto Alegre; Canoas; Esteio; Sapucaia do Sul; São Leopoldo; Novo Hamburgo; Estância Velha; Ivoti; Dois Irmãos; Morro Reuter; Presidente Lucena; Picada Café; Nova Petrópolis; Caxias do Sul; São Marcos; Vacaria; Jaguarão; Arroio Grande; Capão do Leão; Pelotas; Turuçu; São Lourenço; Cristal; Camaquã; Sentinela do Sul; Barra do Ribeiro e Guaíba.

Entrada de turistas no RS
De acordo com dados do anuário estatístico 2013 - ano base 2012, elaborado pela Setur/RS, do total de chegadas de turistas ao Estado, 81% correspondem a entradas por via terrestre, posicionando o Rio Grande do Sul, atualmente, como o segundo estado brasileiro com a maior entrada de turistas estrangeiros por esta via, perdendo apenas para o Paraná.

Observa-se que Argentina e Uruguai predominam amplamente no número das chegadas internacionais, sendo que no ano de 2012, dos 1.671.804 turistas argentinos que ingressaram no Brasil, 35% (580.207) tiveram como portão de entrada o Rio Grande do Sul. Quanto ao total de turistas uruguaios, de 253.864, sua ampla maioria ingressou pelo Rio Grande do Sul: 63% (160.261).

Outro fato relevante diz respeito à via de acesso dos turistas provenientes desses dois países. Do total de turistas argentinos no Rio Grande do Sul, 82% (477.818) ingressou por via terrestre. No que diz respeito aos turistas uruguaios, 144.288 entraram no Rio Grande do Sul pelas fronteiras terrestres, o que representou 90% do total de ingressos de uruguaios ao Estado.

O fato de que atualmente o Rio Grande do Sul é portão de entrada para 14% do total de turistas estrangeiros que visitam o país, e, no que diz respeito aos ingressos de turistas por via terrestre, é responsável por 43% do receptivo brasileiro, faz com que essas informações - extraídas do Anuário Estatístico, aliadas a outras pesquisas, como a de Demanda Internacional, Demanda Doméstica, números de embarques e desembarques nacionais e internacionais - ganhem mais importância para reforçar a qualificação da oferta turística ao longo das estradas gaúchas.

Texto: Valéria Pereira
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul