Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo lança projeto de combate ao bullying escolar

Publicação:

15.11.13: Governo do Estado lança o projeto Educar Sem Discriminar, durante a Feira do Livro, voltado a combater e enfrentar o bulliyng. Presentes, o secretário-adjunto da Cultura, Jéferson Assumção e o escritor Fabrício Carpinejar.
Projeto Educar Sem Discriminar - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

O escritor e poeta Fabrício Carpinejar apresentou na Feira do Livro de Porto Alegre uma mostra do que levará até escolas estaduais de todo o Rio Grande do Sul no projeto Educar Sem Discriminar, lançado nesta sexta-feira (15) pelo Governo do Estado para combater o bullying entre crianças e adolescentes. A iniciativa visa tratar do tema de forma literária.

Durante pouco mais de uma hora, em bate-papo aberto ao público na área infantil da Feira, Carpinejar relatou suas experiências com discriminação e falou sobre seu livro - Filhote de Cruz-Credo - que tem edição virtual disponibilizada gratuitamente dentro do projeto.

O escritor foi acompanhado pelo secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, pelo secretário adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, e pela diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Tâmara Biolo Soares.

Com bom-humor, Carpinejar confessou ter sido vítima de alguns tipos de preconceito, como pelo fato de ser considerado feio. Mas afirmou que, com personalidade, é possível sofrer menos com a discriminação. Se o valentão te vira de cabeça para baixo na escola, você sempre pode virar ele de cabeça para baixo na linguagem, com palavras, disse. Antes de brincar com a plateia e responder as perguntas do público, o escritor deu o recado: as pessoas precisam ser avaliadas pelo que pensam e pelo que são, e não ser julgadas antes mesmo de falar.

Para o secretário Fabiano Pereira, um dos aspectos positivos do projeto é atuar de maneira preventiva e informativa sobre o bullying e suas consequências. A natureza é bonita porque respeita as diferenças, e assim tem que ser a sociedade. E temos agora, de forma pioneira, um instrumento para conversar de forma direta e aberta com as crianças sobre a discriminação, criando uma consciência positiva.

Estereótipos
A iniciativa de tratar de forma literária o bullying também foi elogiada pelo secretário adjunto da Cultura, Jéferson Assumção. A literatura é a maneira mais adequada, diagonal, para falar a respeito do preconceito de maneira universal. Que outra área do conhecimento teria um livro chamado Filhote de Cruz-Credo?. De acordo com Jéferson, essa é uma forma eficaz de contrapor os estereótipos e os valores discriminatórios que geram o bullying.

Tâmara explicou os tipos de discriminação mais presentes nas escolas e ressaltou ue o bullying ocorre principalmente com caráter homofóbico, de preconceito racial, de cunho religioso e de gênero. São discriminações altamente presentes na sociedade e na família, que acabam se refletindo na escola. A diretora informo que o projeto Educar Sem Discriminar tem como um dos seus focos a preparação dos professores para lidarem com a ocorrência do bullying em sala de aula.

Além da SJDH, a Secretaria da Educação e o Gabinete Digital são promotores do Educar Sem Discriminar, que terá palestras de Carpinejar sobre o bullying em escolas de todas as Coordenadorias Regionais de Educação do Estado e eventos online com a participação de alunos.

Livro - A obra Filhote de Cruz-Credo, de Fabrício Carpinejar, transforma em literatura os apelidos e brincadeiras dos quais foi alvo nos tempos de escola. O livro tem ilustrações de Rodrigo Rosa, e está disponível gratuitamente dentro do projeto Educar Sem Discriminar neste link.

Texto: Gabriel Gabardo
Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini 
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul