Governo negocia instalação de empresa chinesa de fibra ótica no RS
Publicação:

A missão do Governo do Estado à China conheceu, nesta quinta-feira (05), em Wuhan, província de Hubei, as instalações da Yantgze Optical Fiber and Cable Company (YOFC), uma das maiores fabricantes de fibra ótica do mundo e a maior do país oriental. Durante mais de uma hora, o governador Tarso Genro e comitiva percorreram os corredores da companhia, que pretende entrar no mercado da América Latina e avalia a possibilidade de instalar-se no Rio Grande do Sul.
O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, disse que a futura empresa da YOFC no Rio Grande do Sul poderá aproveitar a estrutura dos parques tecnológicos do Estado para se instalar e que o governo gaúcho fará a sua parte. O material produzido pela empresa chinesa no Estado será usado para banda larga de internet e tv a cabo, entre outras aplicações.
Parques tecnológicos são ambientes para desenvolvimento humano e de infraestrutura. Os prazos serão determinados pelo tamanho da operação e isso dependerá das negociações que continuarão, dfisse o titular da SCIT. Prodanov afirmou que o Governo do Estado está oferecendo questões básicas como fiscais e estruturais. Também é de interesse deles entrar no mercado brasileiro. Isso permitirá uma competitividade que eles ainda não têm, finalizou Prodanov.
Empresa
A YOFC é uma joint venture entre China Telecommunications Corporation, Wuhan Yangtze Communications Industry Group Company Ltd. e Draka Comteq da Holanda. É o maior centro de P&D, de fibra, cabo e fabricantes de equipamentos no setor de comunicações ópticas em todo o mundo.
Ainda pela manhã, a comitiva visitou a Optical Valley (Vale Óptico), em Wuhan, onde se destacam as empresas Wuhan NEC Fiber Optic Communication Industry Corporation, uma joint venture com a NEC, um dos primeiros grandes produtores de fibra de equipamentos de comunicação digital na China. Seus produtos abastecem 29 províncias, cidades e regiões autônomas.
A empresa é da província chinesa de Hubei, estado irmão do Rio Grande do Sul. A missão do governo na China vai até o dia 09 de dezembro.
Texto: Roberta Pinto e Marcelo Nepomuceno
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305