Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo organiza programação para marcar o primeiro ano da maior tragédia meteorológica do RS

Agenda inclui ações do Plano Rio Grande, como novos anúncios, entregas e lançamento de documentário

Publicação:

Governo organiza semana com programação em memória ao primeiro ano da maior tragédia meteorológica do RS
Exposição "Além das Águas”, que ocorreu no Palácio Piratini, será exibida no Instituto Caldeira, em Porto Alegre - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

As enchentes de abril e maio de 2024 deixaram o Rio Grande do Sul em luto e exigiu uma pronta resposta para a reconstrução imediata do Estado. Neste cenário, o governo criou e colocou em prática o Plano Rio Grande, que atua nos eixos emergencial, reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. Para marcar o um ano da maior tragédia meteorológica já vivida no território gaúcho, o governo planejou uma série de encontros, entregas, novos anúncios, prestação de contas e ações para demonstrar o trabalho realizado e os planos para a reconstrução e o fortalecimento da resiliência do Estado.

A partir de terça-feira (22) até o início de maio serão realizados atos em diversos municípios atingidos pela catástrofe. Além disso, o Conselho do Plano Rio Grande se reunirá para apresentar um balanço das principais ações realizadas durante o último ano, incluindo as demandas recebidas e as soluções encaminhadas para os assuntos discutidos. A reunião, aberta a jornalistas, será seguida por uma coletiva de imprensa no Palácio Piratini.

Também está previsto o lançamento de um documentário, produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), que relembra a tragédia e a reconstrução com depoimentos e histórias de pessoas que atuaram na linha de frente e nos bastidores dos salvamentos e atendimento às demandas.

Além disso, as secretarias apresentarão as principais ações e entregas realizadas, com um balanço dos resultados alcançados. Neste período, o governador Eduardo Leite concederá entrevistas a rádios e jornais do interior, de Porto Alegre e do centro do país.

A exposição "Além das Águas”, com curadoria da Secom, terá nova exibição no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A mostra reúne 33 fotografias feitas por profissionais de imagem que atuaram em diferentes momentos das enchentes e que retratam desde os primeiros resgates realizados pelas forças de segurança até as etapas da reconstrução.

A programação detalhada será divulgada nos próximos dias, e cada ação reforça o compromisso do governo com a reconstrução, a resiliencia e o Rio Grande do Sul do futuro.

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul