Governo organiza programação para marcar o primeiro ano da maior tragédia meteorológica do RS
Agenda inclui ações do Plano Rio Grande, como novos anúncios, entregas e lançamento de documentário
Publicação:

As enchentes de abril e maio de 2024 deixaram o Rio Grande do Sul em luto e exigiu uma pronta resposta para a reconstrução imediata do Estado. Neste cenário, o governo criou e colocou em prática o Plano Rio Grande, que atua nos eixos emergencial, reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. Para marcar o um ano da maior tragédia meteorológica já vivida no território gaúcho, o governo planejou uma série de encontros, entregas, novos anúncios, prestação de contas e ações para demonstrar o trabalho realizado e os planos para a reconstrução e o fortalecimento da resiliência do Estado.
A partir de terça-feira (22) até o início de maio serão realizados atos em diversos municípios atingidos pela catástrofe. Além disso, o Conselho do Plano Rio Grande se reunirá para apresentar um balanço das principais ações realizadas durante o último ano, incluindo as demandas recebidas e as soluções encaminhadas para os assuntos discutidos. A reunião, aberta a jornalistas, será seguida por uma coletiva de imprensa no Palácio Piratini.
Também está previsto o lançamento de um documentário, produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), que relembra a tragédia e a reconstrução com depoimentos e histórias de pessoas que atuaram na linha de frente e nos bastidores dos salvamentos e atendimento às demandas.
Além disso, as secretarias apresentarão as principais ações e entregas realizadas, com um balanço dos resultados alcançados. Neste período, o governador Eduardo Leite concederá entrevistas a rádios e jornais do interior, de Porto Alegre e do centro do país.
A exposição "Além das Águas”, com curadoria da Secom, terá nova exibição no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A mostra reúne 33 fotografias feitas por profissionais de imagem que atuaram em diferentes momentos das enchentes e que retratam desde os primeiros resgates realizados pelas forças de segurança até as etapas da reconstrução.
A programação detalhada será divulgada nos próximos dias, e cada ação reforça o compromisso do governo com a reconstrução, a resiliencia e o Rio Grande do Sul do futuro.
Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom