Governo participa de seminário que debate turismo no Mercosul, em Pelotas
Publicação:
A Secretaria do Turismo (Setur) apresentou, nesta sexta-feira (11), no seminário Turismo no Mercosul, em Pelotas, as linhas de atuação da instituição nessa atividade. O evento fez parte da 87ª Expofeira, que acontece de 7 a 13 de outubro, no Parque Ildefonso Simões Lopes.
O diretor do Departamento de Desenvolvimento da Setur, Maximilianus Pinent, detalhou a política de pública do turismo no Rio Grande do Sul, estruturada a partir do Plano Diretor do setor, com uma governança democrática e descentralizada, um Conselho Regional de Turismo, com fomento e fortalecimento da captação de eventos, com investimentos na competitividade das microrregiões, na qualificação de pessoal e de gestores, e no apoio à comercialização e diversificação de produtos.
Pinent destacou a situação de Porto Alegre como hub, ou nó viário do Mercosul, e o efeito disso sobre todas as regiões do Estado. Ele destacou, ainda, os recentes investimentos em sinalização e acessibilidade em várias cidades do RS, com previsão de criação de dez novos Centros de Atendimento ao Turista, cujo total somado supera R$ 12 milhões, oriundos de fontes como o Plano de Aceleração do Desenvolvimento (PAC), entre outros.
O seminário contou ainda com palestras de especialistas em várias modalidades de turismo, incluindo nomes como Zulema Canas (Buenos Aires, presidente da Associacion Memoria de Mataderos), Carlos Souza Gonçalves (presidente regional da Associação Brasileira de Turismo Rural) e vários professores da área turística da Universidade Federal de Pelotas.
Entre os fatos destacados, foi mencionado o aumento da circulação no aeroporto de Pelotas que, com linhas das companhias Brava e Azul, passou de um movimento mensal de cerca de 300 passageiros para mais de 5 mil. E com perspectivas de aumento com novo voo regular desde Montevidéu (BQB), motivando amplas ações de sinalização no local, no centro histórico e em áreas naturais de grande atração.
Dedicada às atividades agrícolas e pecuárias, a Expofeira é realizada pela Associação Rural de Pelotas e reúne agentes econômicos da região sul do Estado, do Uruguai e da Argentina. A feira conta com pavilhão destinado à agricultura familiar, agroindústria e artesanato rural e um festival nativista de âmbito internacional. O evento possibilita a troca de experiências técnicas e a difusão de tecnologias, proporcionando o ambiente para a realização de negócios e parcerias.
Texto: Marcelo Oliveira da Silva
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305