Governo planeja ações com Núcleo de Cooperativismo de Ijuí
Publicação:
O Núcleo de Cooperativismo de Ijuí, um dos sete implantados no Estado pelo governador Tarso Genro, deverá ampliar o rol de serviços de assessoria que presta, desde o início do ano, às cooperativas de base familiar na Região Noroeste. Na terça-feira (12), em Ijuí, o assessor do Departamento de Cooperativismo, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ari De David, e o coordenador estadual dos Núcleos de Cooperativismo, Neimar Peroni, debateram o assunto.
O foco do trabalho dos núcleos é ajudar as cooperativas a desenvolver os aspectos social e econômico, mas sem deixá-las dependentes de nós e de políticas públicas, disse Neimar Peroni. Participaram da reunião, o gerente e o adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Geraldo Kasper e Antônio Altíssimo, coordenador do Núcleo de Cooperativismo de Ijuí, Gilberto Bortolini, e coordenador regional da SDR, Júlio Paris.
Entre as novas atividades previstas para serem executadas até dezembro deste ano, estão o curso de formação para diretores de cooperativas e oficinas, estendidas a prefeitos e outras lideranças políticas, sobre temas como políticas públicas, entraves às cadeias curtas e marketing. As cooperativas são instituições autônomas, porém o Estado quer ajudá-las a criar ‘musculatura para que andem com as próprias pernas, disse o assessor da SDR, Ari De David.
Todas as ações programadas, segundo o assessor da SDR, visam ao saneamento das cooperativas e fazem parte do Programa Gaúcho do Cooperativismo Rural, coordenado pela SDR e executado pelos núcleos de cooperativismo da Emater/RS-Ascar. A meta estadual do programa é assessorar 200 cooperativas de base familiar até 2014.
Texto: Cleuza Noal Brutti
Edição: Redação Secom (51)3210-4305