Governo presta homenagem aos gaúchos Amigos da Água e chama concursados da Fepam
Publicação:

Dez personalidades e três instituições gaúchas receberam do governo estadual, nesta quarta-feira (10), o Prêmio Amigo da Água, em solenidade no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. A distinção, instituída em 2008, é concedida a pessoas que tenham se sobressaído por iniciativas relacionadas ao uso racional e sustentável das águas. Durante a cerimônia, a governadora Yeda Crusius autorizou a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a nomear 66 servidores dos níveis técnicos e médio, aprovados em concurso público em março deste ano.
Yeda considerou o evento uma oportunidade de prestar contas à sociedade e dar boas notícias à população. A marca impressa no nosso governo é gestão. Detectamos os problemas e os resolvemos de forma eficiente. A minha função é viabilizar as ações priorizadas em cada secretaria. Como pessoa pública responsável, que recebeu a confiança democrática dos gaúchos, honro, neste ato, mais um compromisso com o Rio Grande, de investir em desenvolvimento sustentável, em recursos humanos e em boas condições de trabalho. O governo está forte, em forma, para continuar a tarefa para a qual foi eleito, afirmou a governadora.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, a nomeação dos novos servidores, acrescidos dos 60 técnicos e 60 guarda-parques já nomeados para a Secretaria do Meio Ambiente nesta administração, reafirma a visão e vontade política em torno da importância estratégica do meio ambiente como uma prioridade de governo.
Estamos investindo no corpo técnico, colocando o maior orçamento da história da Secretaria e proporcionando condições de trabalho. Isso não tem parâmetro para comparações. É preciso destacar e reconhecer o que foi bem feito, salientou o secretário.
Para a diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellini, nada melhor para a instituição do que comemorar seu 19º aniversário com o acréscimo de 30% da força de trabalho. A Fepam está de cara nova e de bem com a sociedade, disse ela.
Um dos homenageados com o prêmio Amigo da Água, o presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Ijuí (Cotrijuí), Carlos Poletto, elogiou o esforço e o trabalho da governadora para equilíbrar as contas públicas e, especialmente, para criação da Secretaria Extraordinária da Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água. Reconhecemos sua coragem e somos solidários com suas ações executivas. A senhora deu as respostas econômicas que a sociedade gaúcha pedia, afirmou.
Os agraciados com o prêmio são indicados pelos secretários da Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água e do Meio Ambiente, depois de ouvirem várias instituições ligadas as suas pastas, e a escolha final é feita pela governadora do Estado, que oficializa os nomes dos homenageados com a publicação de um ato no Diário Oficial.