Governo promove Conferência Livre da Primeira Infância

Vice-governador Gabriel Souza conduzirá abertura do evento, que acontece na quarta (3)

Conferência Primeira Infância
Evento discutirá os desafios do contexto pós-pandemia e as ações do governo relacionadas à primeira infância - Foto: Divulgação GVG

O governo do Estado realiza, na quarta-feira (3/5), a Conferência Livre da Primeira Infância. O evento é organizado pelo Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi), coordenado pelo Gabinete do Vice-Governador (GVG). O vice-governador Gabriel Souza fará a abertura, apresentará as ações prioritárias da gestão estadual com foco na primeira infância e fará o lançamento do site do Ceipi. A abertura contará também com a participação de secretários de Estado e do professor e pesquisador Paulo Fochi. A atividade poderá ser acompanhada por transmissão ao vivo pelo Youtube neste link.

“O Estado tem promovido diferentes projetos e iniciativas de cuidado com a primeira infância, que compreende a fase desde a gestação até os 6 anos das crianças”, disse Gabriel. “Vamos discutir essas ações e refletir sobre como podemos potencializar as políticas públicas voltadas à faixa etária”. Ele também coordena o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), responsável por programas como o Primeira Infância Melhor.

Destinado a profissionais ligados à saúde, educação e primeira infância que representam entidades integradas ao Ceipi, o evento abordará os direitos humanos da criança na primeira infância, especialmente no cenário pós-pandemia. A programação inclui, ainda, um segundo painel, que será conduzido pela presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), Marielle Diotti. Ela tratará sobre os eixos da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que terá início na segunda-feira (8/5). Na sequência, os participantes serão divididos para discussão de cada tema.

• 8h30 às 9h30 – Credenciamento
  • 9h30 – Mesa de Abertura
    Gabriel Souza – vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul
    Arita Bergmann – secretária da Saúde
    Representante da Secretaria da Educação
    Mateus Wesp – secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
    Beto Fantinel – secretário de Assistência Social
    Marielle Diotti – presidente do Cedica
  • 10h – Painel 1 – A Primeira Infância: prioridade absoluta
    "Primeira Infância: os desafios do pós-pandemia e as ações prioritárias do Governo do RS", com Gabriel Souza, vice-governador do Estado do RS, e Paulo Fochi, doutor em Educação, professor e pesquisador

Espaço para debate

• 12h às 14h – Intervalo
  • 14h – Painel 2 – A Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
    Eixos da Conferência Estadual e Metodologia de Trabalho da Conferência Livre, com Marielle Diotti, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
  • 14h30 às 16h – Dinâmica entre grupos de trabalho
    Eixos:
    I - Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças na primeira infância no contexto pandêmico e pós-pandemia;
    II - Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de covid-19;
    III - Ampliação e consolidação da participação de crianças nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;
    IV - Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças na primeira infância considerando o cenário pandêmico;
    V - Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças na primeira infância.
  • 16h – Sistematização das discussões dos grupos de trabalho

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG