Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo promove evento em homenagem ao líder uruguaio José Artigas

Publicação:

O Governo do Estado promove, nesta sexta-feira (26), a partir das 17h, no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, o evento “Um simples cidadão – José Artigas”, com palestras e uma exposição em homenagem ao célebre político e militante uruguaio. O encontro, realizado em parceria com os consulados do Uruguai e Paraguai, é aberto ao público e tem entrada franca.

A primeira palestra será ministrada pelo cônsul do Paraguai em Porto Alegre, Augusto Campos Caballero, que falará sobre os últimos trinta anos da vida de Artigas, durante asilo político naquele país. Em seguida, o historiador uruguaio Alberto Umpiérrez fará uma apresentação sobre a história e o ideário artiguista.

Para o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, Tarson Nuñez, o debate é bastante atual. “Artigas é uma das figuras mais interessantes do ciclo das independências da America Latina no século 19. Um líder que tinha um pensamento muito à frente de sua época, defendendo a união de povos americanos em uma federação, o fim da escravidão, a justa distribuição da terra, o autogoverno indígena”, apontou.

“A exposição e as palestras pretendem convidar o visitante a pensar de forma crítica e aprender a ver como cada geração e cada tempo construíram diferentes imagens de José Artigas, de acordo com os desafios de seu presente”, explicou a cônsul-geral do Uruguai em Porto Alegre, Karla Beszkidnyak.

“Um simples cidadão, José Artigas”

A exposição itinerante chega a Porto Alegre depois de ter sido exposta no Museu Histórico Nacional de Montevidéu, nas capitais dos departamentos uruguaios e nas cidades gêmeas da faixa de fronteira entre Brasil e Uruguai. As imagens poderão ser conferidas no térreo do Palácio Piratini e no Salão Alberto Pasqualini, apenas nesta sexta-feira (26), das 17h às 19h.

Idealizada pelos ministérios de Educação e Cultura e de Relações Exteriores do país vizinho, e pelo Museu de Montevidéu, a mostra celebra os 250 anos do nascimento de José Artigas, comemorados em junho deste ano. A exposição busca mostrar o longo percurso entre a primeira imagem pejorativa de Artigas, apontado como caudilho bárbaro, inimigo da ordem e da unidade nacional, até sua transformação em herói americano.

As treze imagens sintetizam diversos relatos históricos visuais que explicam Artigas e sua época, desde diferentes pontos de vista que refletem diversos ângulos sobre a figura do herói, representando de fato, cada um, um novo significado dos anteriores.

Texto: Letícia Kiraly

Portal do Estado do Rio Grande do Sul