Governo promoverá cerca de 70 atividades no South Summit Brazil
Publicação:
Entre 29 e 31 de março, o Cais Mauá, em Porto Alegre, abrirá seus portões para proporcionar um novo olhar para o futuro. Seus armazéns e a estrutura recém-montada às margens do Guaíba serão tomados por uma atmosfera de criatividade, tecnologia e transformação. Na condição de correalizador do South Summit Brazil 2023, o governo do Estado promoverá uma ampla programação, com cerca de 70 atividades, para impulsionar a cultura da inovação no Rio Grande do Sul.
Na segunda-feira (27/3), o governador Eduardo Leite, o vice-governador Gabriel Souza e a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, estiveram no local do evento para conferir de perto os preparativos e a montagem dos estandes nesta reta final.
O South Summit tem como objetivo estimular a rede de contatos entre startups, empresas e investidores, a fim de gerar negócios e conexões de alto valor. Nesta edição, o governo do Estado estará presente em quatro espaços: no RS Innovation Stage, na sede da Portos RS, em estande no Marketplace e no Espaço do Turismo.
Serão três dias de evento, com uma expectativa de público de mais de 20 mil pessoas. A programação contará com oito palcos simultâneos e reunirá mais de 900 speakers, mais de cem fundos de investimento nacionais e internacionais e 50 empreendimentos finalistas, de 13 países, disputando a Competição de Startups.
Para dar a largada na quarta-feira (29/3), haverá um momento informal de boas-vindas pela manhã, com a participação de Gabriel Souza, e a cerimônia oficial de abertura à noite, com a presença de Leite. Também estarão presentes o presidente do South Summit Brazil e da 4all, José Renato Hopf, a fundadora do evento na Espanha, Maria Benjumea, e o CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro.
O RS Innovation Stage é um palco dedicado a painéis e debates. O Marketplace é a área comercial, onde o governo realizará a apresentação de produtos e serviços tecnológicos, voltados ao desenvolvimento de networking. A Portos RS disponibilizará um auditório e uma área para reuniões. No acesso principal do evento, também será instalado um container do governo para exposições.
Na quarta-feira (29/3), algumas das principais atrações serão a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa RS Tech, que mapeou o ecossistema de startups gaúcho, o lançamento da plataforma Rede RS Startup, que consiste numa interface para facilitar a conexão entre os diversos atores do mundo dos negócios, e a premiação do HackaTchê, uma maratona de criatividade entre estudantes da rede estadual de ensino.
Na quinta (30/3), haverá o debate Mercado e Internacionalização, envolvendo o governador e autoridades canadenses, o lançamento da BRIL Chamber – Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria – no Rio Grande do Sul e a realização do South Summit Next Gen, um painel dirigido a 3 mil estudantes e professores de escolas públicas, que acontecerá no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre.
Também no dia 30, às 9h, no Instituto Caldeira, a Secretaria de Turismo realizará a palestra Tendências para o Futuro do Setor e apresentará o case do Centro de Inovação do Turismo de Portugal - NEST, com o diretor executivo do projeto, Roberto Antunes. Na oportunidade, também será lançado o Observatório do Turismo do RS, plataforma digital da Setur que reunirá dados sobre o perfil do turista no RS, das atividades no setor e também da rede hoteleira do Estado.
E na sexta (31/3), último dia do evento, os destaques serão o fórum sobre diversidade e inovação, a palestra “Moldando o Futuro por meio de uma Nova Plataforma de Conexão” e o lançamento de programas como o RS Digital, que apoiará os 497 municípios do Estado em suas jornadas de transformação digital por meio da implementação de estratégias municipais de governo digital.
A edição deste ano também contará com 32 ações sociais, envolvendo sete secretarias de Estado. A cerimônia de encerramento ocorrerá na tarde de sexta, com a presença de Leite, Gabriel, e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.
O South Summit é um evento de inovação e tecnologia criado há dez anos, na Espanha. No Brasil, o projeto está na sua segunda edição, tendo chegado ao país em 2022, por meio de iniciativas e parcerias firmadas pelo governo do Rio Grande do Sul. O evento deve ocorrer na capital gaúcha até 2027.
Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom