Governo publica edital para atualização do sistema de proteção contra as cheias de Eldorado do Sul
Futura empresa realizará atualização do anteprojeto na bacia do Baixo Jacuí
Publicação:

Avançou mais uma etapa do sistema de proteção contra as cheias de Eldorado Sul. Nesta segunda-feira (28/4), o governo do Estado publicou o edital para contratação de empresa para atualização do anteprojeto de engenharia de Eldorado do Sul, na bacia do Baixo Jacuí. O projeto faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Esses estudos realizarão a análise do sistema de proteção contra as cheias da região, mitigando o efeito das inundações provocadas no Delta do Jacuí, com base na definição de medidas estruturais integradas atualizadas, de acordo com a maior enchente já registrada. Tais medidas serão capazes de proteger o município ao longo do tempo, prevendo ações corretivas e preventivas, com horizontes de curto a longo prazo.
A concorrência eletrônica ocorrerá no dia 13 de maio, a partir das 9h. O valor é de R$ 3.801.835,44 e o critério de julgamento será o de menor preço, atendendo as Diretrizes Técnicas previstas no Termo de Referência. O prazo de conclusão do objeto, conforme o edital, é de 180 dias a contar do recebimento da autorização de início dos serviços.
Após isso, a próxima etapa do sistema de proteção contra as cheias de Eldorado do Sul será a contratação integrada de projetos básicos e executivos de engenharia, elaboração dos estudos ambientais para obtenção da licença de instalação e execução das obras. O investimento no projeto é do governo federal e a execução é do governo estadual.
Texto: Lucas Barroso/Ascom Serg
Edição: Secom