Governo reafirma importância de vacina contra febre amarela em área rural de risco
Publicação:
O secretário da Saúde, Osmar Terra, esteve em Santo Ângelo nesta quarta-feira (14) para acompanhar, avaliar e elaborar ações que intensifiquem a vacinação contra a febre amarela na região das Missões. Reuniu-se com prefeitos e secretários de saúde de 24 municípios, técnicos do Ministério da Saúde e do Estado que estão na região desde ontem, concedeu entrevista coletiva e finalizou o trabalho fazendo o percurso por onde passou a primeira vítima da febre amarela em Santo Ângelo, em dezembro do ano passado, na região ribeirinha de Linha Paraíso, para conversar com alguns moradores.
Durante a reunião com os gestores e técnicos municipais, Osmar Terra falou da importância de intensificar a vacinação na área rural, onde está a população de maior risco. Pediu aos municípios que montem equipes com voluntários para vacinar de casa em casa a população rural, sem descuidar da área urbana. Segundo ele, a maior estratégia que pode ser executada agora é mobilizar equipes e chegar às pessoas que ainda não foram vacinadas.
O secretário tranqüilizou a população, afirmando que não há epidemia de febre amarela no Rio Grande do Sul. Mas ressaltou que os moradores ou pessoas que têm parentes ou viajam às áreas de risco por qualquer motivo não podem se descuidar. A vacina leva dez dias para produzir a imunização contra a doença. Segundo Terra, a situação no Rio Grande do Sul está sendo intensamente acompanhada.
Por solicitação do secretário, as equipes de especialistas do Estado e do Ministério da Saúde que percorrem o Rio Grande do Sul vão elaborar orientações técnicas para os municípios e a rede de saúde, a partir da análise diária da evolução da situação nas localidades incluídas como áreas de risco.
Municípios das áreas de risco
Alecrim, Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Bossoroca, Caiçara, Campina das Missões, Cândido Godói, Crissiumal, Derrubadas, Dezesseis de Novembro, Doutor Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Garruchos, Horizontina, Iraí, Itacurubi, Jaguari, Jari, Mata, Nova Candelária, Nova Esperança do Sul, Novo Machado, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Pirapó, Planalto, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Roque Gonzales, Santiago, Santo Antônio das Missões, Santo Cristo, São Borja, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Toropi, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vicente Dutra, Vista Alegre, Vista Gaúcha, Ajuricaba, Augusto Pestana, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Caibaté, Capão do Cipó, Catuípe, Cerro Largo, Chiapetta, Coronel Barros, Cruz Alta, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Humaitá, Ijuí, Jóia, Mato Queimado, Miraguaí, Nova Ramada, Pejuçara, Rolador, Salvador das Missões, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, São Pedro do Butiá, Senador Salgado Filho, Sete de Setembro, Três de Maio, Tupanciretã, Ubiretama, Vitória das Missões, Alto Alegre, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Espumoso, Fortaleza dos Valos, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Maçambara, Quevedos, Quinze de Novembro, Salto do Jacuí e Unistalda,Estrela Velha, Faxinal do Soturno, Itaara, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Santa Maria, São João do Polesini, São Martinho da Serra, Silveira Martins, Vitória das Missões.