Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo reforça diálogo com municípios sobre a reconstrução do Vale do Taquari

Secretarias estaduais participaram de reunião para tratar de projetos e medidas para a recuperação da região

Publicação:

Uma imagem mostra uma reunião em uma sala, com várias pessoas sentadas em cadeiras pretas, de costas para a câmera, assistindo a uma mesa principal. Na mesa principal, há quatro pessoas sentadas de frente para o público. A pessoa no centro da mesa é uma mulher com óculos e roupa clara, falando em um microfone. Ao lado dela, à esquerda, está um homem calvo, sorrindo e olhando para a mulher. Mais à esquerda, outro homem está sentado, olhando para baixo. À direita da mulher, um homem de terno escuro está sentado, com uma bebida na mão. Atrás da mesa principal, um grande projetor exibe imagens de videoconferência com outras pessoas. No canto esquerdo da imagem, é possível ver um pedaço da bandeira do Rio Grande do Sul.
Secretários detalharam às autoridades locais as medidas previstas para a recuperação e prevenção de desastres na região - Foto: Ascom Sema

O governo do Estado, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Reconstrução Gaúcha (Serg) e do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), participou, na manhã desta segunda-feira (14/7), de uma reunião presencial com prefeitos, secretários e representantes do Ministério Público (MP). O encontro foi promovido pela Promotoria Regional Ambiental de Lajeado, sob a coordenação do promotor Sérgio Diefenbach, com o objetivo de apresentar o andamento dos projetos do governo do Estado voltados à reconstrução do Vale do Taquari.

As ações fazem parte do Plano Rio Grande, programa estadual liderado pelo governador Eduardo Leite, traçado como estratégico e unificado pelo governo para reconstrução e resiliência, com aporte de recursos em diversas frentes, a fim de tornar o Rio Grande do Sul mais forte e preparado para responder aos efeitos de eventos climáticos adversos. 

“A resiliência do plano se dá pela participação de várias secretarias, atuando em sua área específica e com acesso compartilhado aos dados, o que otimiza os recursos. Nosso objetivo, como ente público, é dar transparência às ações em andamento, sempre com base em estudos técnicos”, destacou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.

Medidas previstas para a recuperação e prevenção de desastres na região

Além de Marjorie, estiveram presentes o secretário da Sedur, Marcelo Caumo, o secretário da Serg, Pedro Capeluppi, e lideranças municipais da região. Durante o encontro, os secretários detalharam às autoridades locais as medidas estruturais e não estruturais previstas para a recuperação e prevenção de desastres na região.

"Essa articulação com o Ministério Público do Rio Grande do Sul é fundamental para colocar todo mundo na mesma página. Evita retrabalho, gastos públicos desnecessários e colabora para construir de forma conjunta os projetos de reconstrução", afirmou Capeluppi.

A reunião integra os esforços conjuntos do governo, dos municípios e do MP para acelerar a execução de ações estratégicas que promovam a reconstrução e o fortalecimento da resiliência do Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas por desastres climáticos nos últimos anos.

“Estamos diante de um momento importante para encaminhar o tratamento das zonas de arrasto do Rio Taquari nas diferentes localidades. O projeto depende da articulação que envolve as diversas secretarias do governo do Estado, prefeitos e lideranças locais, além do Ministério Público, em diálogo constante com a população atingida. A secretaria do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano está à disposição com horas-máquina e equipamentos para que os projetos avancem”, reforçou Caumo.

Texto: Tamires Tuliszewski/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul