Governo repassa gestão da irrigação da Granja Vargas à Coopeagro
Publicação:

Em solenidade ocorrida nesta terça-feira (30), em Palmares do Sul, o governo do Estado repassou à Cooperativa Agrícola Granja Vargas Ltda (Coopeagro) a gestão do sistema viário, de irrigação e drenagem da Granja Vargas, anteriormente operado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Com a medida, foram beneficiadas 148 famílias de agricultores que produzem na área. Eles são os verdadeiros donos da terra, pelo trabalho, empenho e luta empregados na região ao longo de tantos anos, disse o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, que representou a governadora Yeda Crusius no evento.
Nós também travamos nossa luta, mas, assim como vocês, por um Rio Grande melhor e com mais oportunidades, acrescentou Wenzel. O presidente da Coopeagro, João Tadeu Vasconcelos, destacou a importância do evento para os mais de 4 mil habitantes do distrito de Granja Vargas. Estamos realizando um sonho de 40 anos atrás, disse. Já o prefeito Ernesto Ortiz Romacho ressaltou que o município é exemplo na produção de arroz, com uma colheita de cerca de 600 mil sacas por ano. O que estamos vivendo aqui é o maior exemplo de reforma agrária do Brasil. O objetivo destes agricultores é produzir com qualidade e competência, afirmou.
De acordo com o secretário de Agricultura, João Carlos Machado, a produção gaúcha é de 8 milhões de toneladas por ano, o equivalente a 62% da produção nacional. Praticamente 100% do arroz que sai do Brasil é produzido no Rio Grande do Sul, que deve exportar, em 2009, 700 mil toneladas para 52 países, frisou. Durante a programação, houve ainda reunião do Conselho Deliberativo do Irga, almoço com a comunidade da Granja Vargas e homenagens aos produtores e funcionários mais antigos, além do descerramento de placa alusiva e da inauguração da nova sede da Coopeagro. Também participou do evento o presidente do Irga, Maurício Fischer.