Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Grafite produzido por jovens dos Centros da Juventude colore South Summit

Arte abrange aproximadamente 25 metros na entrada do Cais Mauá

Publicação:

52052892780 22da42a2ae k
Trabalhos foram inspirados nos mais diversos temas, como referências da vida nas comunidades - Foto: Lucas Motzkus / Ascom SPPG

Jovens que frequentam as atividades promovidas nos Centros da Juventude, do Programa de Oportunidades e Direitos, vinculado ao governo estadual, tiveram uma missão especial no South Summit Brasil. Um espaço de aproximadamente 25 metros do muro da parte interna do Cais Mauá, onde se realiza o evento de inovação em Porto Alegre, foi grafitado ao longo da semana por jovens dos seis centros: Cruzeiro, Restinga, Rubem Berta e Lomba do Pinheiro, na Capital, e das instituições de Viamão e Alvorada, na Região Metropolitana.

A área delimitada no muro para a ação foi dividida em quatro trechos, onde os educandos e educadores de cada centro buscaram trazer suas ideias para a grafitagem.

A inspiração do educador Renan Vilas, do Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro, para o trabalho junto aos jovens foi a obra "Os Operários", de Tarsila do Amaral. Para isso, o educador, responsável por oficinas de fotografia, arte e moda e costura, e os educandos produziram retratos dos participantes e trouxeram para compor o grafite no Cais. Eduardo Sats, do Centro da Cruzeiro, buscou referências da vida na localidade, que fogem das tradicionais imagens e pontos turísticos da Capital, como a Usina do Gasômetro e a estátua do Laçador. "Essa é a Porto Alegre que eles convivem", afirma Sats.

A grafitagem será concluída até esta sexta-feira (6/5), último dia da primeira edição do South Summit.

Centros da Juventude

Os Centros da Juventude são territórios que oferecem diversas atividades, entre as quais cursos de formação e qualificação profissional, aprendizagem, reforço escolar, atividades de artes, cultura, lazer e esportes que buscam aprimorar talentos. Estão localizados em seis áreas, quatro em Porto Alegre (Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta), Viamão e Alvorada.

South Summit

Realizado desde 2012 em Madri, na Espanha, o South Summit é uma plataforma global de inovação e aproximação entre startups, empresas e fundos de investimento globais. Já movimentou cerca de US$ 8,8 bilhões em investimentos. A edição brasileira tem a correalização do governo do Rio Grande do Sul, South Summit Espanha e IE University, com apoio da prefeitura de Porto Alegre.

Texto: Vagner Benites/ Ascom SPGG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul