Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Grande Santa Rosa e Celeiro têm Seminário Regional de Educação Fiscal

Publicação:

Seminário Regional de Educação Fiscal
Caxias do Sul e Osório sediaram as primeiras duas reuniões - Foto: Divulgação Sefaz

A terceira etapa do ciclo de seminários regionais de Educação Fiscal mobiliza, na próxima semana, lideranças de 40 municípios que integram as regiões da Grande Santa Rosa e Celeiro. Organizado pelo GEFE/RS (Grupo de Educação Fiscal Estadual do RS), a série de encontros tem serve para multiplicar as ações de cidadania fiscal no estado. O seminário é direcionado a professores da rede pública e particular, gestores municipais e representantes de entidades cadastradas no programa da NFG (Nota Fiscal Gaúcha) e está marcado para a próxima quarta-feira (27), a partir das 7h30min, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, na cidade de Santa Rosa.

O GEFE/RS organizou um calendário com 16 seminários regionais até o final do mês de junho para comtemplar as mais diferentes regiões gaúchas, debatendo a importância do controle social na destinação do que é recolhido em impostos, mas também sobre o papel do consumidor em combater a sonegação. “Os debates irão contribuir no esforço de ampliar a conscientização sobre o tema”, frisou a coordenadora do Grupo, Márcia Helena Nery Martins.

O encontro em Santa Rosa mobiliza os municípios compreendidos pelas 17ª e 21ª CREs (Coordenadoria Regional de Educação), esta última com sede em Três Passos. Já na quinta-feira seguinte (28), a reunião ocorre no município de Palmitinho, na região do Médio e Alto Uruguai. Caxias do Sul e Osório sediaram as primeiras duas reuniões.

Com representações das secretarias da Fazenda e da Educação, o GEFE/RS teve sua reativação formalizada ainda no ano passado e uma das primeiras conquistas foi incluir o tema da educação entre as metas do Plano Estadual de Educação. “Por isso, a importância de envolvermos professores e alunos conscientizando as futuras gerações sobre de onde o Estado retira os recursos para atender as necessidades do cidadão e onde cada um pode contribuir, por exemplo, no combate à sonegação”, enfatiza a coordenadora-adjunta do Grupo, Jeanéte Scherer, da Secretaria da Educação.

Uma das temáticas a serem desenvolvidas nos encontros regionais será o 'Condomínio Brasil', que busca refletir sobre os gastos públicos e como cada cidadão pode contribuir para aumentar a arrecadação de impostos, o que vai gerar, consequentemente, melhorias para toda a sociedade. Para isso, o seminário servirá igualmente para ressaltar a importância dos Programas Municipais de Educação Fiscal (que se refletem na participação de cada município no rateio do ICMS) e da própria participação dos consumidores no programa da Nota Fiscal Gaúcha.

FIQUE LIGADO:

1.    Seguem também links dos formulários para inscrições dos seminários.

Formulário de Inscrição para Santa Rosa Clique aqui.

Formulário de inscrição para Palmitinho Clique aqui.

2.    No link abaixo, material de divulgação para os seminários de Santa Rosa e Palmitinho.

https://www.youtube.com/channel/UCkDEVIkgTxCwGopOzDj5LVA


Texto: Pepo Kerschner/Ascom Sefaz
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul