Grupo técnico discute ações para avaliação de pontes e viadutos
Publicação:
O secretário adjunto de Infra-Estrutura e Logística, Adalberto Silveira Netto, reuniu-se, nesta segunda-feira (8), com integrantes do grupo técnico para monitoramento de obras de arte especiais (pontes e viadutos) no Estado, composto por representantes do Crea, Sergs, Daer, Dnit, Defesa Civil e escolas de Engenharia da UFRGS, PUCRS e Unisinos. O colegiado analisou minuta de termo de referência para elaboração de manual de inspeção de pontes rodoviárias apresentado pela Sergs.
O grupo técnico também debateu proposição das três universidades para desenvolvimento de programas de capacitação de engenheiros para avaliação de obras de arte especiais, através de cursos de extensão e especialização. O Daer apresentou cadastro de aproximadamente mil pontes e viadutos localizados em rodovias gaúchas e que servirão de base para o manual sugerido pela Seng.
Silveira Netto detalhou ações promovidas pelo governo do Estado na região Central, como operação de serviço de balsa no rio Jacuí, construção de nova ponte na RSC-287 e repasse de R$ 300 mil para as prefeituras de Agudo e Restinga Seca com objetivo de recuperar estradas vicinais. Ainda neste mês, o grupo técnico vai se deslocar até o rio Jacuí para avaliar a travessia por embarcação e o local onde será erguida nova ponte, destacou o secretário adjunto.