Guaíba é sede do governo do Estado nesta sexta-feira
Publicação:

Em comemoração à Semana Farroupilha, Guaíba é sede do governo do Estado. A governadora Yeda Crusius instalou sua administração, nesta sexta-feira (19), na casa onde viveu o médico José Gomes de Vasconcelos Jardim (1773-1854), e receberá prefeitos e representantes da população da região. Imóvel de grande simbolismo para o povo gaúcho, o local serviu de ponto de reuniões dos revoltosos durante os dez anos do mais importante episódio político-militar gaúcho: a Revolução Farroupilha (1835-1845).
Acompanhada do secretariado, a governadora fez o trajeto Porto Alegre-Guaíba na embarcação denominada Catamarã Tapajós e desembarcou no cais da Aracruz Celulose, prestigiando as iniciativas da empresa para o desenvolvimento do pólo industrial do Estado. A Aracruz está investindo R$ 4,9 bilhões na ampliação de sua unidade em Guaíba. O pólo florestal em desenvolvimento na Metade Sul, além de gerar empregos, renda e receita ao Estado, impulsiona o setor hidroviário. A planta deve entrar em operação em 2010.
Além de ter sido a residência de Gomes Jardim, primeiro presidente da então República Rio-Grandense (poder instalado pela revolução, entre 1836 e 1845), a casa foi o local onde morreu Bento Gonçalves da Silva (1788-1847), o maior líder da luta que colocou o Rio Grande do Sul contra o reinado de Dom Pedro II.
Nas proximidades da casa, na Praça Gomes Jardim, está localizado outro importante ícone da historiografia farroupilha. Trata-se de um cipreste à sombra do qual Bento Gonçalves, Gomes Jardim e o coronel Onofre Pires da Silveira Canto (1799-1844) teriam se reunido para traçar os planos da invasão bem-sucedida de Porto Alegre, um dos primeiros combates da revolução e uma das mais importantes vitórias dos farrapos. O cipreste é uma árvore que simboliza a vida eterna. Em 1990, tornou-se o símbolo oficial do município de Guaíba.
(AGUARDE MATÉRIA ATUALIZADA)