Hemocentro abrirá no sábado e precisa de doações para reforçar estoques de sangue
Publicação:

Diante situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretada pelo Governo do Estado em decorrência do grande volume de chuvas desde segunda-feira (29/4), o Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, da Secretaria da Saúde, intensifica a mobilização para a doação de sangue no Hemocentro da Capital.
Há risco de desabastecimento de hemocomponentes, principalmente de plaquetas, de forma iminente, e de hemácias, já nos próximos dias. O Hemocentro funciona das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Além disso, estará aberto no próximo sábado (4/5), das 8 às 12 horas para atender até 140 doadores.
A urgência é de sangue de todos os tipos. É importante que os doadores residentes em Porto Alegre e na Região Metropolitana se desloquem até o Hemocentro de forma segura, tendo muito cuidado com o risco de alagamentos e deslizamentos nas vias públicas.
O Hemocentro está realizando o remanejamento do estoque de sangue coletado e já testado para utilização nos hospitais de acordo com as necessidades de transfusões de sangue.
A falta de sangue para transfusões no interior do Estado se deve aos muitos pontos de bloqueio nas estradas, o que dificulta a logística de envio das amostras para testagem, que é realizada fora do Estado antes do uso em transfusões.
O agendamento também pode ser feito por telefone – (51) 3339-7330 – ou por mensagem de WhatsApp – (51) 98405-4260 (WhatsApp)
O Hemocentro fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom