Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hemocentro de Erechim terá contrato para captação de sangue

Publicação:

Reunião sobre Hemocentro de Erechim 2
A secretário Arita (D) reafirmou a importância do Hemocentro de Erechim para o acesso de doadores - Foto: Neusa Jerusalém / Ascom SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, pediu celeridade para a assinatura do contrato de prestação de serviços do Hemocentro de Erechim, durante reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira (3/11).

A proposta é garantir um instrumento contratual que valorize a descentralização da coleta de sangue, “facilitando o acesso dos doadores na região do Alto Uruguai”, disse a secretária.

O contrato de prestação de serviços também vai permitir o repasse de verbas para o serviço, como recursos de emendas parlamentares.

O tipo de atividade previsto no contrato será direcionado para a coleta, uma vez que o Hemocentro de Passo Fundo cobre a produção de hemocomponentes para a macrorregião.

A coordenadora técnica do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), Kátia Brodt, disse que “a base de análise para a contratualização considera que os procedimentos para a produção de hemocomponentes devem seguir critérios de eficiência e centralidade, ao contrário das atividades de coleta, que precisam ter capilaridade para fortalecer o acesso doador”.

A secretária esclareceu que a prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é constitucional e regulada pala Lei 8.080. “Só se contrata serviços privados ou filantrópicos quando há necessidade de compra de serviços na região.”

Arita finalizou reafirmando a importância do Hemocentro de Erechim para a valorização do acesso de doadores e ampliação da coleta de sangue na região.

Também participaram da reunião diretoras da Secretaria da Saúde, parlamentares, representantes dos municípios, da 11ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde) e da sociedade, além de técnicos da área.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul