Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hemocentros debatem melhorias em centros de tratamento de hemofilia

Publicação:

Membros dos hemocentros regionais se reúnem nesta sexta-feira (8) para avaliar a atualização e as melhorias no sistema de informática dos centros de tratamento das hemofilias do Rio Grande do Sul. O "Encontro Estadual de Avaliação do Sistema Hemovida Web Coagulopatias - Controle de Estoque" ocorre no Hemocentro do Estado, em Porto Alegre.

O Sistema Hemovida - Web Coagulopatias contribui na gestão e planejamento dos centros de tratamento das hemofilias e da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH). Contêm informações sobre as doenças hemorrágicas e suas complicações, dados sócio-demográficos e clínicos dos indivíduos e vigilância epidemiológica das infecções relacionadas a eles.

Participam técnicos de hemocentros regionais do Programa de Atenção aos Portadores de Coagulopatias Hereditárias, incluindo Hemorgs e unidades de Passo Fundo (Hemopasso), Pelotas (Hemopel) e Caxias do Sul (Hemocs), além do Hemocentro de Santa Maria (Hemosm), em processo de inclusão no sistema.

O aperfeiçoamento do Hemovida recebe a contribuição dos usuários, além de serem promovidos encontros avaliativos nacionais. O 6° Encontro Nacional de Avaliação do Sistema ocorreu no mês de maio. 

A programação do evento inclui distribuição de medicamentos, mesa-redonda sobre controle de estoque nos serviços do RS, pactos na atividade do Hemovida Web Coagulopatias e workshop (uso do sistema).

A Hemorrede RS, formada por nove hemocentros públicos, é administrada pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.

Texto: Elton Augusto Dos Santos/Ascom FEPPS
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul