Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hino da Legalidade tornou-se sucesso em 1961

Publicação:


Depois de elaborado, o Hino da Legalidade passou a abrir todas as transmissões da Cadeia da Legalidade, em agosto de 1961, formada a partir de uma emissora que funcionava no próprio Palácio Piratini, que convocava o povo a resistir ao golpe militar contra a posse de João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros. O hino, que teve autoria da letra de Lara de Lemos, e música do ator Paulo César Péreio, tocou exaustivamente na Rede da Legalidade, que se tornou um sucesso da época.

Solicitado pelo então governador Leonel Brizola à oficina de artistas do Teatro de Equipe, a letra foi feita em no máximo duas horas e Brizola pediu para mudar uma única palavra para dar maior amplitude. Havíamos colocado avante companheiros de pé e ele pediu para colocar avante brasileiros de pé, disse Pereio, na época com 20 anos de idade. Militante de esquerda, ele diz que pegou o poema de Lara e improvisou uma melodia. Fomos para o estúdio e no mesmo dia já estava pronto, diz ele, ressaltando que em seguida, Brizola pediu que o hino fosse multiplicado. Foi um momento fantástico.

Para Pereio, o movimento pela Legalidade foi decisivo. Afinal se conseguiu negociar a posse de João Goulart, mudou-se o sistema presidencialista para parlamentarista e a posse tornou-se histórica, mesmo que depois com o plebiscito, o sistema tenha voltado para o presidencialismo. O importante é que Jango foi empossado presidente da república, com todos os poderes de um presidente, finaliza.

A Legalidade foi um movimento liderado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, para assegurar a posse do vice-presidente João Goulart, após a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961.


Confira a letra do hino

Avante brasileiros de pé,
Unidos pela liberdade,
Marchemos todos juntos com a bandeira

Que prega a igualdade

Protesta contra o tirano
Recusa a traição
Que um povo só é bem grande
Se for livre sua Nação.

Texto: Daiane Roldão
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul