Homenagens marcam Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
Publicação:
Várias atividades, ao longo da próxima semana, com ênfase para a segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, irão movimentar o Hemocentro do Estado do RS e demais unidades localizadas no Interior do Estado (Alegrete, Caxias do Sul, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa).
Todos formam a Hemorrede Pública do RS, com uma programação especial para confraternizar e destacar doadores que garantem os estoques que abastecem os leitos do SUS de hospitais de suas áreas de abrangência.
Na segunda (25), ao meio-dia, a principal atração será a presença do personagem Guri de Uruguaiana, do humorista Jair Kobe, que frequentemente tem apoiado iniciativas em favor do ato solidário de doação de sangue no Hemocentro do Estado. No final da tarde, doadores fidelizados e parceiros na captação de doadores receberão homenagens.
Também na segunda, o Hemocentro vai divulgar o nome de seu mascote, um boneco em forma de gota, conforme eleição realizada entre a comunidade doadora de sangue. Terça-feira (26), às 15h, tem apresentação do Coral FEPPS (Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde), instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde que administra o Hemorgs.
Já na quarta-feira (27), às 14h, haverá apresentação da Banda da Brigada Militar. Na quinta-feira (28), às 14h, show da Companhia Athlética e Aula de Zumba (ritmos latinos). E durante toda a semana, lanches especiais serão servidos aos doadores que comparecerem ao Hemocentro (Av. Bento Gonçalves, 3722, Partenon, Porto Alegre).
O Hemorgs funciona de segundas a sextas-feiras, das 8h às 18h. Critérios básicos para doar incluem boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter sido contaminado por doença sexualmente transmissível e portar documento oficial de identidade com foto. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais.
Contatos com o Hemorgs podem ser feitos pelo fone (51) 3336.6755. A instituição mantém o site www.hemocentro.rs.gov.br com todas as informações sobre sangue, hemocomponentes, serviços e critérios para a doação. O Hemocentro do Estado coordena a Hemorrede Pública do RS, além de administrar a Clínica de Hematologia do Estado, referência no atendimento a pacientes hemofílicos.
Texto: Elton Augusto dos Santos
Edição: Redação Secom 3210.4305