Hora de deixar o passado para trás
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O Rio Grande do Sul é reconhecido como um Estado afeito ao bom debate. Um deles, motivo de acaloradas discussões eleitorais do passado, está mais do que na hora retornar: as concessões de rodovias.
Parte da população talvez nem lembre de qual foi a última realizada pelo governo estadual antes da RSC-287, recentemente promovida pela gestão Eduardo Leite.
O RS parou com as concessões e, não por coincidência, escassearam os investimentos. A reação negativa em cadeia foi completa. Infraestrutura precária, produção com dificuldade de ser escoada e índices de competitividade ladeira abaixo. Ou seja, todo mundo perdeu.
Repassar a administração de estradas à iniciativa privada, por um período específico, é prática comum no mundo, inclusive, em várias regiões do Brasil. Não à toa, no ranking Confederação Nacional dos Transportes (CNT) de 2019, das dez melhores estradas do país, todas eram concessionadas.
A concessão alivia os cofres públicos, liberando-o para gastos onde mais se precisa: saúde, segurança, educação e em rodovias consideradas de menor fluxo ou onde sequer há asfalto. Por que só aqui é diferente? Por que encontramos resistência nas concessões? Por que falar em pedágio parece ser tabu? Está na hora de deixar o passado para trás.
Nos quase nove anos de existência, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) arrecadou dinheiro dos condutores e não entregou o que se esperava. Apenas 7,2 quilômetros sob sua administração foram duplicados. Apresentar um plano de concessões, portanto, é recuperar o tempo perdido. Vamos repassar à iniciativa privada 1.131 quilômetros, em três lotes, com tarifas justas e 73% da malha com pista dupla ou tripla.
Os investimentos previstos serão de R$ 10,6 bilhões em 30 anos, sendo R$ 3,9 bilhões nos primeiros cinco anos. O edital será construído com as comunidades, porque acreditamos no debate. Somos um Estado que avança, que aposta no diálogo e quer receber parceiros. Sem receio, sem dogmas, com foco em resolver problemas e melhorar a vida dos gaúchos.
Secretário Extraordinário de Parcerias do RS