Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hospital da BM completa 121 anos e celebra ampliação e modernização no atendimento

Publicação:

cezar3
HBM passou por melhorias e segue como uma referência no atendimento médico - Foto: Éverton Ubal/BM

A solenidade alusiva aos 121 anos do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBM/POA) ocorreu nesta segunda-feira (24), comemorando os serviços prestados ao policial militar e sua família. A centenária banda de música da Ajudância Geral da BM Sinos recepcionou as autoridades, funcionários, prestadores de serviços e demais convidados durante o evento.

Houve a inauguração de dez novos leitos para a Unidade de Terapia Intensiva, que foi reformada com modernos equipamentos de controle dos pacientes, além das obras do Pronto Atendimento e lançamento do programa Medicina Preventiva à Saúde do Reservista.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou a importância da inauguração. “A ampliação do complexo e dos serviços do HBM é fundamental, não apenas para a corporação, mas para todos os segurados do IPE-Saúde. Em um cenário de demanda crescente no setor, o governo do Estado trabalha para oferecer atendimento de qualidade nas mais diversas especialidades", afirmou.

cezar1
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou a importância da inauguração dos leitos e melhorias do complexo - Foto: Éverton Ubal/BM

Desde 2016, por força de Lei Complementar, o HBM passou a atender os segurados civis do Instituto de Previdência do Estado (IPE), guardada a prioridade aos policiais militares e seus dependentes. 

Também foram entregues medalhas do Mérito do Serviço em Saúde para distinguir militares e civis (pessoas físicas ou jurídicas) que contribuíram para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e o aprimoramento do serviço de saúde da BM.

De acordo com o coronel Ikeda, o Hospital da Brigada Militar protege quem protege a sociedade. “O HBM dá toda a assistência ao brigadiano para que ele tenha condições de saúde para atender nossa sociedade gaúcha. E, com certeza, nos próximos 121 anos teremos um hospital ainda melhor”, concluiu.

Estrutura

O complexo Hospitalar da Brigada Militar de Porto Alegre dispõe de 95 leitos em várias especialidades, dez leitos para a Unidade de Terapia Intensiva, Pronto Atendimento Médico 24 horas e atendimento clínico e cirúrgico no ambulatório. O HBM possui, ainda, equipamentos de última geração no Bloco Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo e na Sala de Recuperação.

Nos últimos anos, o Bloco Cirúrgico do HBM/POA foi totalmente reestruturado. São quatro salas cirúrgicas completamente equipadas e sala de recuperação com três leitos. Além disso, uma equipe de cirurgiões realiza procedimentos.

A Unidade de Internação Psiquiátrica conta com 20 leitos para militares e dependentes. Dispõe de equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogos e assistentes sociais. A Unidade está preparada para atender diferentes enfermidades psiquiátricas, tais como dependência química, depressão, transtorno bipolar, transtornos de ansiedade e psicóticos.

O Hospital também possui um Centro de Reabilitação Física e Psicológica à disposição da família brigadiana em que oferece tratamentos de Cinesioterapia, Eletroterapia, Fisioterapia respiratória e motora.

Presenças

Prestigiaram a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, Paulo Roberto Mendes Rodrigues; o chefe da Casa Militar, Alexandre Martins de Lima; o subcomandante-geral da BM, Eduardo Biacchi Rodrigues; o chefe do Estado-Maior da BM, Júlio César Rocha Lopes; o diretor do Departamento de Saúde da Corporação, Igor Wolwacz Junior; o diretor do HBM/POA, Marcelo Marafon Maino; o diretor de Saúde do Hospital da Aeronáutica, José Moacir Fonseca da Silva; o presidente da Associação dos Oficiais da BM (ASOF), Marcelo Gomes Frota; o presidente da Instituição Beneficente Coronel Massot (IBCM), Daniel Lopes dos Santos; o capelão honorífico da BM, padre Alexandre Chaves, além de corpo médico, enfermeiros, técnicos e colaboradores, autoridades civis, militares e demais convidados.

Texto: Clelia Admar/Ascom Gabinete do Comandante-Geral da BM
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul