Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hospital de Novo Hamburgo recebe aumento no repasse mensal e adere ao 100% SUS

Publicação:

24.11.13 Governador Tarso Genro visita o Hospital Geral de Novo Hamburgo
Hospital Geral de Novo Hamburgo - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

A população de Novo Hamburgo e região está vivendo um novo momento na saúde. O Hospital Geral do município aderiu ao programa 100% SUS - que realiza 250 milhões de atendimentos em todo o País anualmente -, e assinou com a Secretaria da Saúde um aumento na contratualização e no complemento de custo, totalizando R$ 5,8 milhões por mês. As ações foram destaque durante a visita do governador Tarso Genro e do titular da Saúde, Ciro Simoni, à instituição nesta quarta-feira (27).

É preciso pensar em como as pessoas vivem, e o nosso SUS já atende todos os públicos, mas principalmente os mais pobres. O Estado está em crise há décadas, mas este Governo optou em fazer opções, e nós estamos na busca dos 12% da saúde. O serviço direcionado aos que mais precisam é o nosso compromisso, os recursos são enviados a todos os municípios, independente da sigla partidária, e a saúde no Estado não é mais a mesma, disse o governador Tarso Genro. O chefe do Executivo estava acompanhado do ex-prefeito do município e atual presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann.

O secretário de Saúde, Ciro Simoni, ressaltou que neste Governo houve a ampliação de leitos e a uma alteração na curva de investimentos na saúde. O RS agradece a resposta positiva de tudo o que foi feito no Hospital Geral, há participação ativa do Estado, mas nada seria possível sem a parceria com o município, disse. Através de repasses, o Estado também garantiu a aquisição de 22 leitos de internação geral, além de 14 leitos para UTI adulto e 20 para UTI Neonatal.

Os nossos servidores se dedicam, temos padrão dos melhores hospitais do País, e isso mostra que, com a força e competência do poder público, é possível uma mudança significativa no atendimento público. Este Governo percebe a realidade com transparência e trabalha para a melhoria e ampliação do serviço público, da rede básica. Nosso município está engajado com esta gestãso para contribuir cada vez mais na evolução do serviços de saúde, disse o prefeito Luis Lauermann.

Conforme a presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, Simoni Zucolotto, o momento é especial para o hospital, que passa por melhorias significativas graças ao apoio dos três poderes Nunca na história de Novo Hamburgo tivemos um aporte neste valor. Continuaremos as melhorias, mantendo a qualidade do atendimento e também melhorando o plano de cargos e salários dos nossos funcionários, disse.

Governador! Dizer obrigado é o mínimo. O SUS para ser possível necessita de apoio dos Governos Estadual e Municipal. A sua gestão está recuperando dívidas de duas gestões anteriores, além da responsabilidade da sua gestão. Nenhum Estado co-financia mais que o Rio Grande do Sul, somos pioneiros, nenhum Estado faz isso, e hoje nós estamos conseguindo alcançar, graças a parceria com o Executivo, disse o secretário municipal de Novo Hamburgo, Luis Carlos Bolzan.

O hospital também conta com uma Unidade de Pronto Atendimento e adquiridas novas ambulâncias. Em 2013 foram investidos no hospital R$ 18, 7 milhões.

Texto: Daiane Roldão
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul