Hospital Geral de Caxias do Sul recebe certificado de Acreditação Hospitalar
Publicação:
A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, esteve nesta quarta-feira (26), na solenidade de certificação em Acreditação Hospitalar (Nível I) do Hospital Geral do município de Caxias do Sul. Recomendado pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) e concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a certificação atesta a qualidade dos serviços prestados pela instituição, principalmente nos quesitos que envolvem a segurança dos pacientes e funcionários do hospital.
Com o recebimento dessa certificação, a instituição assumiu um compromisso público com relação à qualidade do atendimento oferecido à população. Apenas oito hospitais no nosso Estado possuem este tipo de certificação, e o HG é o único que atende 100% SUS, ressaltou Sandra. Para a titular da pasta, a constituição do Hospital Geral de Caxias do Sul deu-se a partir dos esforços e da ousadia do Estado, municípios, Universidade e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, a certificação é o resultado da união de esforços entre funcionários, médicos, professores acadêmicos, e demais integrantes da entidade, resultando na qualificação dos processos e serviços oferecidos na instituição. A busca pela qualidade dos serviços em saúde deixou de ser um ideal e tornou-se uma premissa básica, hoje em dia, destacou.
Administrado desde 1998 pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, com apoio dos governos Estadual, Federal e Municipal, o HG dispõe de 100% dos atendimentos realizados através do SUS para a população dos municípios integrantes da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Atualmente, o Hospital Geral conta com 218 leitos, sendo 179 de internação, 10 em UTIs adultas, 20 em UTIs neonatais e nove em UTIs pediátricas. Além disso, o HG está em processo de ampliação, onde um novo prédio vai abrigar a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). O espaço contará com serviços de radioterapia, hematologia, quimioterapia para tratamento adulto e pediátrico, com atendimento exclusivo pelo SUS.
Texto e foto: Priscila da Silva
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305