Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Humanização na rede do SUS é debatida pela 1ª CRS em Lindolfo Collor

Publicação:

O acolhimento humanizado como política na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), que reconhece o usuário como legítimo cidadão de direitos, e que atravessa diferentes ações e instâncias, está em debate nesta sexta-feira (23) no I Encontro Regional de Humanização, no município gaúcho de Lindolfo Collor. O encontro reúne, no CTG Capivarense 22, secretários de Saúde e cinco prefeitos das cidades que compõem a 1ª CRS - que integra Porto Alegre e Região Metropolitana - totalizando 580 pessoas, entre servidores, gestores e usuários da rede pública de saúde.

A titular do Comitê Regional de Humanização da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Magda Ramison, explica que o objetivo do evento é incrementar o trabalho dos Comitês Municipais e ampliar a criação de novos comitês, de forma a atingir as 24 cidades abrangidas pela 1ª CRS. Além disso, diz Magda, visa integrar e fortalecer os vínculos, entre as instituições, das redes das políticas de saúde nestes municípios, proporcionando novas práticas de saúde, nos modos de gestão e atenção, dentro da política nacional do Humaniza SUS.

Os valores que orientam essa política são: a autonomia dos sujeitos e o estabelecimento de vínculos solidários e de redes de cooperação e participação no processo de gestão do SUS. Para tanto, são convocados todos os envolvidos - os que o utilizam, os profissionais que atuam no sistema, e os que o gerenciam - buscando um SUS de todos para todos. O encontro desta sexta-feira irá ampliar este debate, promover o envolvimento de outros segmentos, de promoção e prevenção em saúde, e assim fortalecer o sistema.

Texto: Denise Souza
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul