I Seminário Macromissioneiro de formação continuada ocorre em Cerro Largo
Publicação:

O I Seminário Macromissioneiro de Formação Continuada para Trabalhadores em Educação ocorreu ao longo desta quinta-feira (27), em Cerro Largo, na Região das Missões. O evento reuniu aproximadamente 800 educadores da 9ª, 14ª, 17ª, 21ª 32ª, e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que compõem o Programa Interinstitucional de Formação Continuada.
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, palestrou no evento e falou sobre os fundamentos do conhecimento. De acordo com ele, a escola da repetição já está ultrapassada, e os professores precisam estar preparados para a escola da criatividade, onde o professor é sujeito do conhecimento e os seus alunos são protagonistas do seu aprendizado através da curiosidade e pesquisa. "Precisamos reafirmar nosso trabalho perante a sociedade porque é a escola pública que forma a cidadania do nosso país. Precisamos dar esse passo para sairmos da escola da repetição para a escola da criatividade", finalizou.
O vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antônio Andriolli, informou que o programa foi pensado, planejado e está sendo executado de forma colaborativa, entre todos os envolvidos, e articulado pela UFFS. Lembrou que o sucesso do programa também se deve à revogação da ordem de serviço que impedia a formação de professores no horário de serviço, ato realizado pelo secretário assim que assumiu a pasta da Educação.
"O programa macromissioneiro é o maior programa da UFFS e o maior e melhor avaliado programa de formação do país. Temos um compromisso e esperamos a continuidade desse trabalho", disse.
A coordenadora da 17ªCRE, Ilse Maria Bamberg, falou em nome das Coordenadorias e relatou que o momento é de felicidade. Informou que o protagonismo dos trabalhadores em educação foi fundamental e a articulação entre as várias instituições da área se constitui no diferencial e sucesso do programa. "Nós estamos no caminho da consolidação do regime de colaboração que assegura a qualidade da formação dos nossos educadores" finalizou.
O programa visa otimizar a educação pública na região Macromissioneira e Noroeste, efetivando o direito universal à educação de qualidade científica e social. São realizadas reuniões periódicas entre os profissionais das instituições de ensino superior e das escolas estaduais e municipais para reflexões sobre as práticas.
Texto: Ane Daniele Paulon
Edição: Redação Secom