Ibirubá quer fortalecer sua Casa de Cultura e criar um plano municipal para o setor
Publicação:
O secretário de Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil recebeu a secretária municipal de Educação e Cultura de Ibirubá, Jussara Rodrigues, e a coordenadora de Cultura e Turismo do município, Maria Cristina Brignoni. Entre os temas do encontro, foi solicitada a inclusão de Ibirubá no roteiro cultural do Rio Grande do Sul.
Outro assunto tratado foi a restauração da Casa de Cultura, localizada na Praça General Osório, no centro de Ibirubá. A intenção é melhorar as condições de funcionamento, com climatização, novas 996 poltronas - segundo as normas da Associação Brasileira de NormasTécnicas e acessibilidade -, reformar sua pintura e fornecendo-lhe melhores condições de sonorização e iluminação. O investimento deve chegar a R$ 600 mil.
A visita à Secretaria de Estado da Cultura teve, também, o objetivo de convidar o Assis Brasil para as comemorações dos 100 anos da Cotribá, cooperativa de soja, milho e trigo, um dos esteios econômicos do município. Os festejos ocorrem nos dias 19, 20, e 21, com apresentações do cantor Sérgio Reis, da Orquestra Paranaense de Viola Caipira e da gaita ponto de Fernando Imota, artista da região. A cooperativa tem seis mil associados, 70 por cento dos quais pequenos produtores rurais, e 600 funcionários.
A Biblioteca Pública e o Museu Municipal deverão ser incrementados, numa cidade em que a presença de descendentes de alemães e italianos tem criado e mantido corais e grupos de dança, como alguns de seus traços culturais. As danças, que procuram preservar a identidade étnica do município, atingem crianças do Ensino Fundamental das escolas públicas e quer se estender, em 2011, também aos centros de educação infantil. Outro destaque em Ibirubá é o teatro amador, vencedor de certames estaduais para o qual a Secretaria Municipal pretende dar atenção para que se reorganize, fortalecendo os grupos.
Jussara luta, também, para montar um plano municipal de cultura e fortalecer o conselho municipal do setor. Pretende também incrementar a participação de Ibiribuá na Rota das Terras, roteiro turístico que atinge 21 municípios da região. Nela, os turistas podem apreciar a barragem do Passo Real, com 574 quilômetros, onde são praticados esportes náuticos