IGP reabre clínica do Posto Médico-Legal de Carazinho
Publicação:

O Instituto-Geral de Perícias reabriu a clínica do Posto Médico-Legal (PML) de Carazinho, município da Região Noroeste e distante 284 quilômetros de Porto Alegre. A iniciativa beneficia 22 municípios e evita sobrecarga do PML de Passo Fundo. Fechado desde o dia 1º de dezembro de 2015, o PML de Carazinho tem novo endereço, não mais na Avenida Flores da Cunha, passando a funcionar na Avenida Pátria, anexo à Secretaria Municipal da Saúde.
O local foi destinado pela Prefeitura Municipal de Carazinho, por meio de convênio firmado com o IGP, e vinha sendo preparado para atender as necessidades do órgão pericial desde o fechamento da sede anterior. O necrotério do PML também recebeu adequações, possibilitando o trabalho em melhores condições sanitárias e ambientais.
A ação de melhorias contou com a participação da Secretaria Municipal da Saúde. A 4ª Coordenadoria Regional de Perícias, a cargo do perito criminal Ricardo Telló Dürks, e do chefe dos PMLs da regional, perito médico-legista Roberto Pontes dos Santos, que também atua em Carazinho, acompanhou as obras, adequando a nova sede às necessidades técnico-operacionais.
O PML de Carazinho conta com dois médicos-legistas e dois técnicos em perícias que atendem a população de 22 municípios da microrregião com exames de lesões corporais, sexologia forense e necropsias.
Texto: Norberto Peres/IGP
Edição: Cristina Lac/Secom